“Heavy Metal Portugal”, o primeiro documentário sobre a história do heavy metal português, vai ser apresentado em Lisboa na abertura do Muvi — Festival Internacional de Música no Cinema, a 8 de novembro. A sessão está marcada para as 21h30, no Cinema São Jorge.

Depois disso, o filme independente, produzido por Sónia Mendes e João Mendes, seguirá para o Porto, onde será apresentado em novembro, num local e data a definir. Haverá também uma sessão em Almada, em fevereiro de 2019, também ainda sem data certa.

Com cerca de hora e meia de duração, “Heavy Metal Portugal” inclui o testemunho de mais de 130 intervenientes — músicos, produtores e divulgadores, que contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento do género musical e de todas as suas vertentes em solo nacional, desde as primeiras bandas de rock mais pesado até à atualidade. Além de ser o primeiro documentário do género, é também a primeira tentativa de documentar exaustivamente a história do heavy metal em Portugal.

Devido ao número elevado de entrevistados, houve muito material que ficou por usar. Por essa razão, foi entretanto criado um canal de Youtube — “Heavy Metal Portugal (HMPOD)” — onde será disponibilizado “conteúdo exclusivo, filmado durante a produção deste documentário e muito arquivo vídeo de que dispomos neste momento”, referiu a produção. Até ao momento ainda só se encontra online o vídeo do concerto dos Blame Zeus, na festa que se seguiu à ante-estreia do documentário, a 6 de outubro, o Auditório Centro Engenheiro Eurico de Melo, em Santo Tirso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR