790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Egipto. Descoberto o sistema de transporte de blocos de pedra para construir as pirâmides

Este artigo tem mais de 5 anos

Segundo o Ministério das Antiguidades do Egipto, os blocos de pedra eram colocados numa espécie de "trenó" de madeira e puxados da pedreira com as cordas num ângulo com grande inclinação.

i

Ministério das Antiguidades Egípcias

Ministério das Antiguidades Egípcias

O Ministério das Antiguidades do Egipto anunciou uma nova descoberta sobre a forma como os antigos egípcios poderiam transportar grandes pedaços de pedra para construir edifícios, incluindo pirâmides, durante o reinado do rei Khufu: através de uma rampa de madeira com uma grande inclinação. A descoberta pode, assim, acabar com algumas teorias que foram surgindo para tentar desvendar o mistério sobre a construção das pirâmides.

Segundo a agência EFE, depois de uma equipa conjunta entre o Instituto Francês de Arqueologia Oriental (IFAO) e a Universidade Britânica de Liverpool ter estudado mais de 100 inscrições e descoberto alguns destroços de instrumentos de madeira, os especialistas deduziram que os antigos egípcios utilizavam uma rampa para extrair blocos de alabastro da pedreira de Hatnub, juntamente com a ajuda de madeira e cordas de origem vegetal para apoiar as pedras no processo.

No centro da construção, encontrava-se uma plataforma inclinada, com escadas e aberturas em ambos os lados, onde se podiam encaixar colunas de madeira e enrolar as cordas. Depois disso, os blocos eram colocados numa espécie de “trenó” de madeira e puxados com as cordas.

Segundo o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mustafa Waziri, esta é “a primeira vez que se descobre o sistema de mudança de blocos da pedreira e como era possível levantar esses blocos de várias toneladas, o que muda completamente a compreensão sobre a construção das pirâmides”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O sistema não tinha sido encontrado em nenhum outro lugar até agora e a sua existência implica que no tempo de Quéops [2250 a.C a 2527 a.C], os antigos egípcios sabiam como mover grandes blocos de pedra usando encostas íngremes”, disse ao El Mundo Yannis Gourdon, co-diretor da expedição conjunta entre o Instituto Francês de Arqueologia Oriental (IFAO) e a Universidade Britânica de Liverpool.

A missão conjunta está desde 2012 a estudar a pedreira e tem encontrado inscrições que fornecem informações sobre os blocos de pedra e a técnica utilizada para os levar até ao rio Nilo, a 20 quilómetros de distância, e de onde eram transferidos em navios.

Além da técnica utilizada, têm surgido também informações sobre as pessoas que trabalhavam na pedreira naquela altura. “Havia centenas ou milhares de pessoas nas expedições que extraíam os minerais“, explicou o egiptólogo Roland Enmarch.

Dos extraterrestres aos nefilins: as teorias que existem sobre o transporte dos blocos de pedra

Até agora, foram muitas as teorias que surgiram ao longo do tempo sobre a forma como os blocos de pedra, que pesavam toneladas, seriam transportados para construir as pirâmides do Egipto. Uma das teorias mais utilizadas é que os grandes monumentos teriam sido construídos por extraterrestres. Esta teoria foi reproduzida em “Stargate”, filme do cineasta Roland Emmerich em 1994, e defendida por vários arqueólogos.

Outra teoria foi criada por um grupo de cientistas alemães que acreditavam que as pirâmides do Egipto foram construídas pelos moradores de Atlântida. Para comprovar essa ideia, o grupo conseguiu uma autorização para visitar áreas restritas das pirâmides e tentou roubar objetos que iriam comprovar a sua teoria.

As pirâmides foram construídas pelos gigantes nefilins: povo híbrido, filhos de homens e anjos caídos. Esta é a teoria que alguns teóricos defendem, considerando que estes seres construíram as pirâmides sem ser necessária uma grande tecnologia para transportar o material.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora