Nações Unidas

ONU diz que é demasiado cedo para pensar em missões de paz no Iémen

156

O responsável pelas operações de paz das Nações Unidas, Jean-Pierre Lacroix, considerou hoje que é "muito cedo" para pensar numa missão de paz ou outras ações no Iémen.

YAHYA ARHAB/EPA

Autor
  • Agência Lusa

O responsável pelas operações de paz das Nações Unidas, Jean-Pierre Lacroix, considerou hoje que é “muito cedo” para pensar numa missão de paz ou outras ações no Iémen, em guerra civil desde 2015.

“É muito cedo para pensar sobre pormenores em relação a um maior compromisso da ONU, em particular numa missão de paz”, afirmou aos jornalistas no Cairo, onde participa numa conferência sobre operações de paz em África e no Médio Oriente.

O principal responsável pelas missões de paz dos “capacetes azuis” afirmou que primeiro, entre outras condições, é preciso haver um acordo de paz.

Segundo as Nações Unidas, a guerra no Iémen é responsável pela “pior crise humanitária” no mundo, atualmente, em que três quartos de uma população de 30 milhões de pessoas precisa de ajuda e mais de oito milhões dependem de ajuda externa para conseguir sobreviver.

Os rebeldes huthi continuam a mobilizar combatentes para defender a cidade estratégica de Hodeida, em vésperas de uma visita do enviado da ONU para organizar conversações de paz.

Dezenas de homens armados, alguns muito jovens, desfilaram a pé junto da capital, Sana, controlada pelos rebeldes, gritando palavras de ordem pela “vitória do Islão” e manifestando-se prontos para reforçar as frentes de combate, juntamente com veículos em que foram montadas metralhadoras.

A ONU promoveu o diálogo entre o governo do Presidente Abdo Rabu Mansur Hadi, reconhecido pela comunidade internacional, e os rebeldes xiitas huthi, que querem o poder.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
União Europeia

As eleições deviam ser uma maçada

Henrique Burnay

China, Estados Unidos, Rússia, energia, clima, banca, defesa, plataformas digitais e empregos do futuro. Pela discussão que aí vai não se nota, mas as europeias são sobre tudo isto e muito mais.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)