Aos 84 minutos do Alemanha-Holanda desta segunda-feira, os alemães estavam a ganhar por 2-0, os holandeses estavam fora da final four da Liga das Nações e era França quem vinha a Portugal disputar a fase seguinte da competição com a Seleção Nacional, a Inglaterra e a Suíça. No final do jogo, Alemanha e Holanda empataram a duas bolas, os holandeses estão qualificados para a final four e é França quem fica de fora da próxima fase da Liga das Nações.

Os alemães de Joachim Löw — que à entrada para esta sexta e derradeira jornada estavam já eliminados e despromovidos à Liga B — receberam os holandeses de Ronald Koeman em Gelsenkirchen. A Holanda precisava apenas de um empate para carimbar a passagem à final four, mas os alemães empenharam-se em dificultar a tarefa à Laranja Mecânica. Logo aos nove minutos, Timo Werner bateu Cillessen pela primeira vez com um grande remate de fora de área depois de uma rápida transição ofensiva. Dez minutos depois, aos 19, foi a vez de Leroy Sané aproveitar da melhor maneira um passe longo de Toni Kroos: destaque negativo para a passividade da defensiva holandesa, que não soube aproveitar a má receção de Sané e deixou o avançado do Manchester City rematar quando e como quis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A segunda parte trouxe um jogo com um ritmo mais lento e uma Alemanha que tentou progressivamente adormecer uma Holanda que, esta noite, se apresentou com menos ideias e espontaneidade do que aquilo que tem vindo a mostrar nesta Liga das Nações. Aos 85 minutos, com um grande remate de fora de área, Quincy Promes reduziu a desvantagem e deu início a cinco minutos finais em que se adivinhava um autêntico ataque holandês à grande área de Manuel Neuer. A aposta no jogo mais direto compensou — o que só confirma o mau momento da seleção alemã, que era tradicionalmente muito forte em bolas pelo ar bombeadas para a sua grande área — e foi o capitão Virgil Van Dijk que, aos 90+1, respondeu à matador, tal qual ponta de lança, a um cruzamento a partir da direita que ainda foi desviado pela defesa da Alemanha.

https://twitter.com/AnfieldExpress/status/1064633773617225730

Em pouco mais de cinco minutos, a Holanda empatou um jogo que parecia decidido e deixou França, a campeã do mundo em título, fora da final four da Liga das Nações: holandeses e franceses terminam o Grupo 1 da Liga A com os mesmos pontos (sete), mas a seleção de Ronald Koeman tem vantagem no confronto direto no conjunto dos dois jogos, já que perdeu 2-1 em França, mas venceu 2-0 em casa. A Alemanha termina a prestação na competição com apenas dois pontos, sete golos sofridos e apenas dois marcados. Este domingo, na conferência de imprensa de antevisão da partida desta noite, Joachim Löw já parecia adivinhar os seis minutos desoladores por que ia passar: “2018 foi uma grande chapada para nós”, afirmou o selecionador alemão, referindo-se à eliminação no Mundial da Rússia ainda durante a fase de grupos e à despromoção à Liga B da Liga das Nações.

França, Croácia e Bélgica, os três primeiros classificados do Mundial da Rússia, estão todos fora da próxima fase da competição. A Holanda está apurada para a final four da Liga das Nações e vai disputar o troféu no Porto e em Guimarães a 5, 6 e 9 de junho de 2019, frente a Portugal, Inglaterra e Suíça.