790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ministra da Justiça tenta travar greve, mas juízes não recuam

Este artigo tem mais de 5 anos

A Associação Sindical de Juízes foi chamada ao final da tarde de segunda-feira ao Ministério da Justiça. Francisca Van Dunem pediu tempo para uma solução. Juízes não aceitam e avançam para a greve.

O presidente da Associação Sindical de Juízes Manuel Ramos Soares
i

O presidente da Associação Sindical de Juízes Manuel Ramos Soares

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

O presidente da Associação Sindical de Juízes Manuel Ramos Soares

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

O presidente da Associação Sindical de Juízes Portugueses (ASJP), Manuel Ramos Soares, foi chamado ao final desta tarde de segunda-feira ao Ministério da Justiça. A horas de começar uma greve, que esta terça-feira promete paralisar os tribunais, a ministra Francisca Van Dunem pediu-lhe mais tempo para encontrar uma solução às suas reivindicações. Mas a associação sindical disse que na falta de propostas concretas não desconvoca a greve, soube o Observador.

“O Ministério da Justiça para, eventualmente, ir ao encontro das nossas exigências pedia mais tempo, mas não nos deu uma garantia escrita e formal igual à que tinha sido dada no sábado antes da Assembleia Geral, não havendo um pedido mais firme não havia motivos para desconvocar a greve de amanhã e dia 21. Não estou a dizer que não acredito na ministra, mas já tivemos a desconvocatória de uma greve depois de um compromisso verbal, isso não pode acontecer duas vezes”, disse ao Observador o presidente da ASJP, após ter reunido com a ministra.

A governante esperou pelo final das reuniões feitas esta segunda-feira em dez tribunais de norte a sul do País para chamar o representante dos juízes e tentar travar a greve. Mas, recorde-se, já há cerca de um ano a mesma associação sindical, na altura representada pela juíza Manuela Paupério, suspendeu uma greve de dois dias após ter reunido com a bancada parlamentar do PS — pensado que a revisão do estatuto iria avançar e responder aos seus pedidos. Mas, até agora, Governo e juízes não chegaram a acordo.

Afinal, o que querem os juízes?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois da reunião em Lisboa, uma chamada do Ministério

Na sala de audiência do sétimo andar do Palácio da Justiça, em Lisboa, não se cumpre o silêncio habitual. A horas de começar a greve convocada pela ASJP, mais de uma centena de juízes esperam animados que o presidente Manuel Ramos Soares chegue do Porto para mais uma reunião de esclarecimentos sobre a greve que se prolongará ao longo de um ano — ou até o Governo aceitar discutir o novo estatuto nos termos exigidos pelos magistrados.

Era suposto começar às 15h00 e o juiz entra na sala em passo apressado quinze minutos depois. Pousa o casaco com um ar feliz e, ao mesmo tempo, estafado, desaparece uns minutos e regressa à sala recomposto. Os jornalistas tiram imagens e preparam-se para tirar apontamentos quando o presidente revela: “estamos a reunir centenas de juízes, é importante transmitir o que aconteceu. Vou ali fora prestar umas declarações aos jornalistas, porque eles precisam de sair”, disse, deixando à equipa com quem trabalha a missão de ler as reivindicações da greve.

Os jornalistas tiveram que abandonar a sala e as portas só se abriram mais de uma hora depois, para que pudessem captar a imagem do final da reunião — em que todos aplaudiram o presidente. O Observador apurou junto de uma fonte que esteve na sala de audiências, convertida em sala de reuniões, que houve quem tivesse questionado se a greve seria mesmo a solução a abraçar e se “esta não seria uma forma de fechar a via negocial com o governo”, mas, já no final da reunião, o presidente garantiu ao Observador que ninguém manifestou vontade de não aderir à greve. “Os juízes tiveram dúvidas e esclareceram-nas”, disse.

A juíza desembargadora Margarida Fernandes, ao serviço do Tribunal da Relação de Guimarães, só se apercebeu que a reunião iria decorrer à porta fechada depois de o presidente falar à comunicação social. Quando ele regressou à sala e garantiu que as portas estavam fechadas para arrancar a conversa. “Pareceu-me que o fez para para “as pessoas não se sentirem constrangidas a colocarem dúvidas”, explicou. Sem avançar com grandes informações sobre a reunião, sublinhou o facto de ter tido colegas que vieram da Margem Sul, de Sintra, do Parque das Nações e que “deixaram o que estavam a fazer para ali estar”. “Não ouvi dissonâncias, mas diria apenas que na exposição que foi feita, o presidente da Associação falou de vários cenários possíveis como é normal, tudo no reino das hipóteses”, refere. Cenários possíveis da reação do Governo e da resposta a dar pela parte do sindicato.

A juíza acabou por sair antes de terminar a reunião. “Estava mais interessada em ouvir o presidente da associação porque ele fez um resumo dos contactos que foram feitos entre a assembleia geral e hoje”, diz.

Já a colega, Cristina Esteves, presidente do Movimento Justiça e Democracia, trabalha como juíza de instrução no Tribunal de Cascais e não conseguiu estar presente. Mas é uma das magistradas que garante aderir à greve que se prolongará durante um ano — com cinco dias de greve agendados em novembro, cinco dias em dezembro e um dia por mês entre janeiro  setembro, a greve só termina em outubro de 2019 (para este mês estão agendados três dias de paralisação).

Ao Observador, a magistrada lembrou como a questão remuneratória afecta a classe. “Há colegas que renunciam à promoção porque ficam a ganhar menos”. Ou seja, recusam ir para os tribunais superiores porque o que gastam nas deslocações traduz-se numa redução salarial. E até dá o exemplo do marido. “Está num tribunal superior do Porto e apesar de pagarem o comboio, ele vai uma vez por mês durante três dias para se inteirar dos processos. E tem que pagar o hotel do seu bolso. Ora o aumento de 20, 30 ou 40 euros não se reflete”, exemplifica.

A questão remuneratória é a que mais preocupa os juízes na discussão do estatuto. Porque, segundo alegam, é essa que o Governo não quer discutir. A 2 de novembro, ainda antes da Assembleia Geral que determinou a greve, ainda houve a proposta de integrar o subsídio de funções que os juízes recebem no seu salário base. Mas foi pior a emenda. “O problema é que aquilo que foi proposto era desbloquear o tecto salarial, e a resposta que nos deram foi englobar o subsídio de ajudas de custo no vencimento e tributar, o que significa que daqui a cinco ou dez anos tinham menos 10, 15 ou 20% do vencimento que têm hoje”, explicou o juiz Manuel Ramos Soares aos jornalistas à porta da sala onde decorreu a reunião.

“Em 1988 houve a primeira greve de juízes e houve um acordo com o Estado e foi criado um regime remuneratório. Em 1990, o governo bloqueou com uma lei travão e houve já três provedores de justiça a dizer que esta lei tem que ser revogada”, advertiu. “Por um lado o Governo recusa-se a discutir esta matéria com essa abertura, por outro recusa-se a cumprir um acordo que fez com os juízes em 2003, foi violado em 2005 “, acusa.

Depois das várias tentativas de negociação, e de uma greve que chegou a ser anunciada há pouco mais de um ano e que acabou cancelada na esperança de que o caso ficasse resolvido, a ASJP inicia esta terça-feira a prometida greve. “Os tribunais vão parar”, prevê o magistrado. “É natural que as pessoas tenham diligências marcadas há algum tempo e que cheguem a tribunal e não tenham um juiz para fazer o julgamento ou uma diligência, mas esse é um custo que tem que se pagar quando se faz uma greve e nós também pagamos esse custo”, avisa.

Após a reunião e o aviso lançado via rádios, jornais e televisões, Manuel Ramos Soares convidou a equipa que o rodeava para um copo. O dia tinha sido cheio. Nesta altura uma chamada do Ministério da Justiça mudava-lhe os planos. A ministra da Justiça queria reunir. O juiz entrou confiante no Ministério, mas no lugar de uma oferta tinha um pedido: mais tempo para o Governo encontrar uma solução. O representante dos juízes não encontrou no pedido força suficiente para travar a greve. E disse-lhe que não.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora