Uma das escaladas mais difíceis da Volta a França em bicicleta, que é também uma das estradas mais belas para conduzir depressa, é a subida de Alpe D’Huez. São apenas 13,8 km, o que pode não parecer demasiado exigente, mas esta verdadeira tortura para os ciclistas é também um desafio para carros de competição, pois têm de descrever 21 curvas, a maioria ganchos retorcidos, e subir mais de 1.000 metros.

Descrito o “palco”, resta agora lidar com os artistas deste espectacular vídeo. De um lado Sébastien Loeb, o piloto francês que ganhou tudo o que havia a ganhar no Mundial de Ralis, onde alcançou nove títulos de campeão. Frente ao melhor piloto de ralis da história, o jovem Kevin Hansen, piloto sueco de 20 anos que revela uma habilidade notável, apesar da sua ainda relativa falta de experiência.

O “brinquedo” colocado ao serviço de ambos os ases do volante foi o 208 WRX, que os dois utilizam no Campeonato do Mundo de Rallycross, ao serviço da equipa oficial da Peugeot. Face a um carro do WRC, o Campeonato do Mundo de Ralis, os veículos do WRX são mais potentes e têm mais força, especialmente por recorrerem a motores 2.0 turbo, em vez dos pequenos 1.6. São ainda menos limitados nos restritores de ar, o que explica os cerca de 600 cv de que usufruem, quase mais duas centenas do que os seus colegas do WRC.

O campeonato de 2018 do WRX não sorriu desta vez à marca francesa, que viu os três primeiros lugares fugirem para o VW Polo e os Audi A1, mas foi ela quem deu mais luta aos carros alemães, sempre com Loeb a ser o mais feroz adversário, tendo alcançado a 4ª posição no campeonato, enquanto Hansen foi 8º.

Veja o vídeo e delicie-se com as incríveis imagens dos Alpes Marítimos, bem como a habilidade e rapidez destes dois superpilotos e o eficaz Peugeot 208.

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