O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, afirmou esta segunda-feira, no Porto, que “não faz sentido” os médicos operarem sozinhos nos hospitais onde decorre a greve dos enfermeiros em blocos operatórios, porque não se está a viver “nenhuma situação de catástrofe”. E disse não poder garantir que não haja doentes a morrer por causa da greve.

“A situação que foi levantada pelo presidente dos administradores hospitalares é uma situação que não faz sentido”, considerou o bastonário no final de uma reunião com os diretores clínicos de cinco hospitais onde decorre a greve.

No final do encontro, Miguel Guimarães quis “tranquilizar” os doentes com “situações mais complexas”, afirmando que “tudo está a ser feito pelos hospitais, pelo Serviço Nacional de Saúde, para que as suas situações sejam resolvidas o mais rapidamente possível, dentro daquilo que são os tempos clinicamente aceitáveis”.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/enfermeiros-em-portugal/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”261″ slug=”enfermeiros-em-portugal” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/enfermeiros-em-portugal/thumbnail?version=1544192474398&locale=pt-PT&publisher=observador.pt” mce-placeholder=”1″]

Questionado sobre se poderia garantir que não morrem doentes nos blocos operatórios onde decorrem as cirurgias sem enfermeiros, Miguel Guimarães afirmou: “Não posso garantir isso”. Citado pelo Diário de Notícias, o bastonário da Ordem dos Médicos acrescentou: “Não posso garantir que alguns doentes não possam ser prejudicados e de forma complexa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR