No dia seguinte à vitória de Theresa May dentro do seu grupo parlamentar, as capas dos jornais enviam sinais contraditórios.

A maioria das publicações, sobretudo as internacionais, opta por títulos explicativos, recorrendo a uma fórmula que dá conta da vitória de May. Contudo, muitos optam por acrescentar um “mas” — ora porque a vitória foi por curta margem, ora porque relativamente ao Brexit o impasse continua. Os europeus, na sua maioria, dão destaque de capa ao tema. O El País e o Frankfurter Allgemeine optam mesmo por colocar a fotografia de May em destaque.

Os jornais britânicos são, como seria de esperar, os mais ousados. Se a maioria das publicações de referência optou pela sobriedade — com exceção da criatividade do Telegraph, que fez um jogo de palavras com os termos utilizados no referendo para o Brexit —, os tablóides foram bastantes claros nas suas mensagens. Há aqueles que pedem para deixarem May continuar o seu trabalho, mas também há os que falam num lame duck, expressão utilizada para um político que se colocou numa situação em que é agora inconsequente.

Veja a fotogaleria para ver as capas dos principais jornais nesta manhã de quinta-feira, um dia depois de Theresa May assegurar a continuação como primeira-ministra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR