Os compositores que vão concorrer à próxima edição do Festival da Canção já foram distribuídos em sorteio pelas duas semifinais do concurso. Os resultados foram divulgados esta sexta-feira pela RTP.

Na primeira semifinal, que vai realizar-se no dia 16 de fevereiro, serão ouvidas as canções dos compositores Calema, Conan Osiris, D’Alva, Filipe Keil, Flak, Lura e Tiago Machado. Na segunda semifinal, agendada para 23 de fevereiro, serão ouvidas as composições de André Tentúgal, Frankie Chavez, Mariana Bragada, Miguel Guedes, NBC, Rui Maia, Pedro Pode, Surma. A ordem de atuações será anunciada posteriormente.

As duas semifinais vão acontecer nos estúdios da RTP, em Lisboa e terão transmissão em direto no canal público de televisão. Os compositores que se apurarem para a grande final vão apresentar-se a 3 de março num “local a anunciar”.

Para já, ainda não se conhecem os intérpretes escolhidos pelos 16 compositores para cantar as canções que vão estar a concurso. Os cantores podem ser os próprios compositores ou outros por eles convidados. Também os títulos das canções estão ainda em segredo — serão divulgados “oportunamente”, garante a RTP.

Este ano, a final do Festival da Canção aconteceu no Pavilhão Multiusos de Guimarães e consagrou a compositora Isaura e a intérprete Cláudia Pascoal como vencedoras e representantes nacionais no Festival Eurovisão da Canção de 2018, que aconteceu em Lisboa, mais especificamente na Altice Arena (antigo Pavilhão Atlântico), devido à vitória histórica (a primeira de Portugal) de Salvador e Luísa Sobral em 2017, com o tema “Amar Pelos Dois”. As sucessoras Isaura e Cláudia Pascoal apuraram-se diretamente para a final por serem anfitriãs, mas terminaram em último lugar.

No próximo ano, a Eurovisão acontece em Tel Aviv, Israel, devido à vitória da cantora Netta em Lisboa.