Havia algumas dúvidas em grupos que tinham PSG, Liverpool e Nápoles ou Barcelona, Tottenham e Inter mas, no final da fase de grupos, acabou por não haver nenhum favorito teórico aos oitavos de final da Liga dos Campeões a ficar de fora e era exatamente por isso que o FC Porto, equipa com melhor pontuação (que igualou também o registo máximo que tinha na prova), não tinha muito por onde escolher no sorteio realizado esta segunda-feira, partindo apenas com esse dado indicativo: havia 43% de hipóteses de poder calhar uma formação inglesa, tendo em conta a presença de Liverpool, Tottenham e Manchester United entre os sete possíveis adversários. No final, acabou por sair a única possibilidade de Itália, a Roma.

Esta é a terceira vez que o FC Porto encontra uma das equipas revelação da última edição da Champions, onde caiu apenas na meia-final com o Liverpool, e com histórico favorável: na segunda eliminatória da Taça das Taças de 1981/82, os dragões venceram nas Antas por 2-0 com golos de Walsh e Costa, segurando depois a vantagem em Itália com um nulo; mais recentemente, no playoff de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões em 2016/17, houve empate a uma bola no Dragão no primeiro jogo (golos de Felipe na própria baliza e André Silva) mas os azuis e brancos resolveram na semana seguinte a eliminatória em Roma, com um triunfo por 3-0 que teve golos de Felipe, Layún e Corona.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O primeiro encontro será realizado no Olímpico de Roma a 12 de fevereiro, ficando a segunda mão agendada para 5 de março no Dragão. Em termos de calendário, os dragões deslocam-se a Itália antes de defrontar fora o Moreirense, tendo até à receção à equipa transalpina jogos no Campeonato com V. Setúbal (casa), Tondela (fora) e Benfica (casa).

Nos restantes encontros, há três grandes destaques e todos com presença de jogadores e/ou técnicos portugueses: a Juventus de Cristiano Ronaldo e João Cancelo vai defrontar o Atl. Madrid de Gelson Martins; o Manchester United de José Mourinho e Diogo Dalot terá pela frente os franceses do PSG; e o Bayern de Renato Sanches, uma das equipas que eliminou o Benfica na fase de grupos, cruza com o Liverpool, finalista vencido na última edição da Liga dos Campeões. Nos outros jogos, o campeão em título Real Madrid encontra o surpreendente Ajax; o Manchester City de Bernardo Silva joga com o Schalke 04; o Barcelona de Nélson Semedo mede forças com o Lyon de Anthony Lopes; e, naquele que teoricamente se afigura como o duelo mais equilibrado desta fase, os ingleses do Tottenham defrontam o B. Dortmund de Raphäel Guerreiro.

Os jogos dos oitavos de final da Liga dos Campeões serão os seguintes:

– Schalke 04 (Alemanha)-Manchester City (Inglaterra)
– Atl. Madrid (Espanha)-Juventus (Itália)
– Manchester United (Inglaterra)-PSG (França)
– Tottenham (Inglaterra)-B. Dortmund (Alemanha)
– Lyon (França)-Barcelona (Espanha)
– Roma (Itália)-FC Porto (Portugal)
– Ajax (Holanda)-Real Madrid (Espanha)
– Liverpool (Inglaterra)-Bayern (Alemanha)