A acessibilidade, a mobilidade e a portabilidade vieram alterar de forma radical a nossa vida. Em tudo. Hoje, temos na palma da nossa mão, em formato de telemóvel, uma das ferramentas mais importantes da nossa vida. Gostemos da ideia, ou não, a verdade é que está tudo lá. Estão lá os nossos contactos, os nossos apontamentos, as listas de compras, a aplicação do banco, os emails… Tudo. Mas talvez não seja exagero dizer que a maior alteração que os telemóveis trouxeram às nossas vidas foram as câmaras fotográficas neles incorporados.

Se estivermos atentos ao lançamento dos novos modelos, as grandes inovações têm sido na área da fotografia e da capacidade da bateria.

Hoje, tiramos fotografias a tudo e mais alguma coisa. Somos naturalmente “nstagramers e temos o nosso “diário de bordo” em formato de imagem digital no nosso smartphone. Todos os dias, 80 milhões de fotos são partilhadas no Instagram e mais de 40 biliões de fotos já foram enviadas para esta rede social. Esta geração é a mais fotografada da história. Todos os momentos especiais são capturados, editados e partilhados com os amigos.

A questão é que a maioria das fotografias permanecerá para sempre em feeds de redes sociais, esquecidas, inacessíveis para nós e para as gerações futuras. Não deixa de ser paradoxal que, confessemos, numa época em que mais fotografias tiramos, imprimimos menos. Mas isso pode muito bem vir a mudar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Causa boa impressão

E porque é Natal, nada como causar uma boa impressão na distribuição dos presentes. Literalmente uma boa impressão. Aproveitando as fotos que estão no telemóvel, são muitas as soluções disponíveis no mercado que podem ajudar a tornar o presente diferente e, sobretudo, único.

Claro que a clássica moldura com foto é sempre uma opção “segura”. Mais arrojado será, por exemplo, pegar em todas as fotos que tirou durante o ano com determinada pessoa, imprimir e oferecer-lhe em formato de álbum.

As molduras “multifotografias” são igualmente uma simpática possibilidade. Praticamente todas as casas de decoração as têm e também aqui é possível para contar um episódio de uma viagem ou um momento mais especial que tenha marcado 2018.

Uma tendência que cada vez mais tem vindo a ganhar “adeptos” são os “estendais” de fotografias. Uma ideia simples para oferecer mas que pode ter resultados engraçados. Usando uma moldura (aqui quanto maior for a moldura, mais impacto terá), basta prender linha ou corda de forma horizontal ou vertical aos laterais da moldura, e com pequenas molas prender as fotografias impressas.

Mercado ajusta oferta

A pensar em todo este novo mundo altamente digital, e nas novas necessidades de impressão, as empresas que atuam neste setor têm vindo a reajustar a sua oferta. Um claro exemplo disso é a HP. Com uma larga experiência no mercado e um potente brand awareness, a empresa de origem norte-americana reajustou o seu portfólio por forma a estar mais “perto” do consumidor, das suas necessidades e exigências. Primeiro, o custo por impressão tem vindo a baixar significativamente de preço, tornando altamente acessível optar por eternizar as fotografias ao invés de as deixar perecer num disco externo. Para além dos consumíveis “normais”, recomendamos para impressões ocasionais, a HP tem agora disponíveis os denominados consumíveis de elevado rendimento, ideais para quem tenha maiores necessidades de impressão, já que oferece um custo mais baixo ao longo do tempo e um custo por página até 50% inferior, comparado com os tinteiros normais.

Que nunca lhe falte a tinta

Quem não se lembra de estar a meio da impressão do trabalho para entregar na faculdade ou o relatório para a reunião de trabalho e a tinta acabar? A pensar nisso – e no facto de não haver tempo/disponibilidade para ir comprar os tinteiros – a HP lançou o serviço Instant Ink, apresentado como “o seu assistente pessoal de tinteiros”.

Isto porque quando precisa de tinteiros, a sua impressora informa automaticamente a HP para lhe enviar mais. Os tinteiros originais são entregues diretamente à sua porta, ainda antes dos tinteiros atuais ficarem vazios. Ou seja, é basicamente um serviço de subscrição de tinteiros pelo qual pagamos mensalmente um fee como no serviço triple Play lá de casa ou pelo streaming do Netflix.

Para agilizar este serviço, são vários os planos que podem ser contratualizados. O primeiro é gratuito e permite a impressão até 15 páginas por mês, sendo que um conjunto adicional de 10 páginas fica por apenas um euro. Uma curiosidade comum aos planos é que custa exatamente o mesmo imprimir uma página A4 a cores ou a preto e branco.

O segundo plano são 2,99 euros por mês para impressões ocasionais (50 páginas), o terceiro plano disponível é de 4,99 euros/mês para impressões moderadas (100 páginas) e o quarto 9,99 euros/mês para impressões frequentes (300 páginas). Feitas as contas, a HP promete uma poupança de custos até 70%, para além da disponibilidade e fiabilidade do serviço.

Quando o barato sai caro

O uso de consumíveis originais face aos de marcas brancas tem sido defendido por todos os players da indústria. A nível económico, a utilização de consumíveis originais, neste caso da HP, é altamente aconselhável já que, segundo pesquisas, entre elas da BuyersLab, os tinteiros originais conseguem produzir cerca de mais 34% de páginas e impressões que os tinteiros compatíveis e mais 69% de páginas que os tinteiros reenchidos.

Os cartuchos recarregados têm vários problemas associados nomeadamente a mistura das cores, fugas de preenchimento e linhas mal posicionadas. Outro dado divulgado em pesquisas recentes é que 15,7% dos tinteiros reutilizados apresentam problemas durante a utilização ou no desembalamento, comparativamente com menos de 1% para os tinteiros HP.

Além do mais, os tinteiros originais estes calibrados para evitar a colmatação do ejector, a degradação da qualidade de impressão e são rigorosamente testados para garantir impressões limpas e nítidas.

Reciclar é ganhar

A HP desenvolveu um programa de reciclagem de consumíveis. Que tem sobretudo três grandes vantagens. Primeiro, é grátis já que o material para devolução que pediu é completamente pago pela HP. Depois, é fácil porque os recursos de que necessita para reciclar estão todos disponíveis online. Por último, é responsável já que nenhum dos cartuchos HP Originais recolhidos através do programa HP Planet Partners são enviados para um aterro, sendo que a empresa garante nunca reencher nem revender cartuchos. Segundo a própria HP, até à data, a marca produziu mil milhões de cartuchos de tinta originais contendo material reciclado pós-consumidor proveniente de garrafas de plástico e cartuchos de tinta.