Antonio Rossell Mourão, filho do vice-presidente brasileiro, Hamilton Mourão, é o novo assessor do presidente do Banco do Brasil, informação confirmada pela assessoria do banco à imprensa brasileira. A nomeação aconteceu nesta segunda-feira, depois de Rubem Novaes ter assumido o comando da instituição bancária como novo presidente do Banco do Brasil.

Com o novo cargo, Antonio Mourão terá o seu salário mais do que triplicado, passando a ganhar mensalmente 36,3 mil reais (cerca de 8.600 euros). Formado em Contabilidade e com um MBA em Agronegócios, há 18 anos que Rossell Mourão é funcionário do banco público, sendo que 11 deles foram passados a desempenhar funções de assessor na área de agronegócio da instituição, cargo onde ganhava cerca de 12 mil reais por mês (2.800 euros). Agora, conta a imprensa brasileira, deverá integrar o Programa de Alternativas para Executivos em Transição.

Questionado pela imprensa, o filho do vice-presidente do Brasil afirmou que não há nenhuma irregularidade na sua nomeação para o cargo superior no banco público: “Sou funcionário de carreira do banco há bastante tempo, 18 anos, por concurso público. Tenho duas pós-graduações e trabalhei em algumas diretorias do Banco do Brasil. Não fere nenhuma regra dentro do banco“, argumentou Mourão, segundo a plataforma de notícias G1. Também Hamilton Mourão saiu em defesa do filho. “Sem comentários, possui mérito e foi duramente perseguido anteriormente justamente por ser meu filho“, comentou o vice de Bolsonaro em entrevista à Agência Estado.

No dia anterior, tinha sido o novo presidente do banco a falar em “honradez” e Bolsonaro a sublinhar a necessidade de “transparência acima de tudo”. Paulo Guedes, ministro da Economia, recordara ainda que o Banco do Brasil, assim como outras instituições públicas, haviam sido “alvo de saques, assaltos e fraudes”.

O caso ganhou escala e tem motivado, além de fortes críticas, piadas dentro do próprio banco. De acordo com a revista Época, há quem conte a brincar que existe uma lista de espera de funcionários para fazer teste de ADN para saber se também são filhos do vice-presidente Mourão. O assunto chegou mesmo a figurar entre os mais comentados na versão brasileira do Twitter ao longo do dia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR