Volvo

Tal como está, Volvo V40 tem os dias contados

A afirmação não é nossa, é do chefe da operação europeia da Volvo. Com as vendas a cair em todo o mundo, enquanto as dos SUV não param de crescer, o V40 põe a Volvo numa encruzilhada. Vem aí um XC30?

O Volvo V40 seria o último modelo da linha 40 a ser renovado. Mas, a avaliar pela quebra nas vendas, tudo indica que a estratégia a seguir deverá ser outra. O próprio responsável pela operação europeia da Volvo assumiu, em entrevista à britânica Autocar, que não faz qualquer sentido actualizar o V40, tal como está:

Temos de fazer algo mais criativo e é por isso que decidimos não substituir o V40″, admitiu Lex Kerssemakers.

Actualmente, o V40 é o único modelo do construtor escandinavo que usa uma base antiga, a do Ford Focus modificada, que remonta a 2003 e que dificilmente irá para além de 2020, pois não permite a electrificação, ao contrário das arquitecturas CMA ou SPA da Volvo, que podem acomodar motorizações a gasolina, a gasóleo, híbridas e eléctricas.

Com as restrições ambientais a serem cada vez mais severas, não haverá como escapar à electrificação. Por outro lado, a crescente apetência por SUV poderá levar a Volvo a arranjar outra carroçaria para o seu modelo de entrada. Juntando um e um, parece claro que o construtor sueco está a equacionar a hipótese de um SUV coupé. Lex Kerssemakers não verbaliza, mas descreve que neste momento a marca já está a trabalhar num novo modelo, que será “mais alto que o V40” e com um acesso ao interior mais facilitado. Dentro de dois anos deverá estar concluído, mas sem colidir com a clientela do XC40. Ora, estes requisitos parecem apontar para uma proposta estilo Polestar 2, ou seja, um crossover electrificado [a maior altura facilita a acomodação dos packs de baterias], com  linhas coupé e vocação desportiva. Será o XC30?

Vamos ter de esperar, na certeza de que a própria Volvo tem pressa em resolver este “problema”, dado que o V40 deixará de ser produzido este ano e a marca só tem a perder se não apresentar rapidamente um sucessor. “Não podemos esperar muito para introduzir o novo modelo. Não queremos perder o nosso espaço neste segmento”, reconhece Kerssemakers.

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carro

Vote na segunda edição do concurso dedicado ao automóvel cuja votação é exclusivamente online. Aqui quem decide são os leitores e não um júri de “especialistas” e convidados.

Participe nos Prémios Auto ObservadorVote agora

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)