O investimento imobiliário em Portugal cresceu 54% no ano passado, face a 2017, para 3,5 mil milhões de euros, refletindo o “dinamismo” do mercado, de acordo com um comunicado da CBRE. Assim, de acordo com a consultora, “este crescimento reflete o dinamismo do mercado nacional, impulsionado tanto pela entrada tardia de Portugal no ciclo de investimento pós-crise económico-financeira global, como pelas transações de portefólios de escritórios, centros comerciais e o portefólio imobiliário da seguradora Fidelidade, maioritariamente residencial, composto por 277 ativos”.

Para este ano, a CBRE prevê que continue a existir “uma elevada liquidez” a nível global, ainda que o investimento possa descer. A consultora acredita “que o volume de investimento em imobiliário de rendimento se fixe entre os 2.000 e 2.500 milhões de euros em 2019, podendo verificar-se o segundo ano de valor mais elevado de sempre e aproximadamente o dobro da média anual dos últimos 15 anos (de 1.100 milhões de euros)”.

No entanto, a CBRE explica que já há indícios de uma “evolução estrutural do mercado” e que “prevê-se em 2019 um decréscimo de investimento em todos os setores, com exceção dos hotéis onde se prevê um aumento”. Por outro lado, “o setor das residências de estudantes é atualmente o que desperta maior interesse, e onde se deverá verificar um maior investimento em 2019, quer na promoção de raiz quer em unidades em funcionamento”, de acordo com a mesma nota.

Segundo a CBRE, no ano passado houve um aumento das vendas no mercado residencial português, de cerca de 20% “num total de cerca de 185.000 casas. Na cidade de Lisboa, terá já ultrapassado as vendas de 2007, com cerca de 15.000 imóveis transacionados”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda assim, “o volume de construção nova é deficitário e resulta maioritariamente de projetos de reabilitação, geralmente de pequena escala, nos centros de Lisboa e Porto. Porém, as perspetivas são de crescimento, e apontam para que só em Lisboa a oferta em 2019 seja praticamente o dobro em relação ao ano passado”, garante a consultora.

Na área dos escritórios, a CBRE adiantou que em Lisboa e Porto, “foram ocupados 290.000 metros quadrados de espaços empresariais”, “um valor histórico em Portugal”. A consultora antecipa ainda, para 2019, “uma estabilização na procura hoteleira, depois de sucessivos crescimentos bastante elevados nos últimos anos”.

Mesmo assim estão “previstos 900 novos quartos para Lisboa e 650 para o Porto. Um número bastante mais elevado do que o verificado em 2018, quando foram inaugurados cerca de 780 novos quartos em hotéis de 4 e 5 estrelas na cidade de Lisboa e outros 430 na Invicta”, avançou a CBRE.

Na área do comércio, a consultora estima “um continuado aumento do valor das rendas nas zonas mais consolidadas”, com a renda prime no comércio de rua a aumentar “na ordem dos 5%, em Lisboa, e 10%, no Porto”.