Viral

Do período à humilhação do pénis: estes são os novos emojis para 2019

157

2019 traz 230 novos emojis: um flamingo, uma preguiça, uma gota de sangue e uma mão em jeito de "falta um bocadinho assim". Diversidade é a palavra de ordem, mas a humilhação masculina paira no ar.

Há 230 emojis para 2019 e alguns já têm segundos significados atribuídos

Diversidade parece ser a palavra de ordem de 2019, pelo menos no que depender da nova fornada de emojis que, em breve, estarão à disposição de milhões de utilizadores em todo o mundo. A lista já foi divulgada e começa por satisfazer alguns dos pedidos mais frequentes, como é o caso do flamingo e do coração branco. O elenco de figuras disponíveis abre-se a outras espécies do reino animal — entra a preguiça, a doninha, o orangotango e a lontra.

A diversidade cultural e religiosa também salta à vista nos novos reforços. Passa a haver um templo hindu, um sari, uma lanterna diya, original da Índia e do Nepal, um banjo e até falafel. E por falar em alimentos, também nesta área há novidades — um waffle, manteiga, uma ostra (com pérola e tudo), alho e cebola.

As questões da mobilidade e da deficiência acompanham 2019 e fazem parte de um pacote de novas imagens proposto pela Apple no ano passado. Passam a estar disponíveis dois emojis de cadeiras de rodas (uma manual e outra elétrica), uma orelha com aparelho auditivo, utilizadores de cadeiras de rodas, invisuais de bengala e cães-guia. Noutros emojis já existentes, a nova lista acrescenta várias opções de tons de pele.

© Emojipedia

A nova amostra, obviamente, já foi submetida às mais diversas interpretações. Sobretudo, no caso de um emoji em particular: a mão que demonstra algo de tamanho reduzido. Há quem diga que fará sucesso sempre que alguém, algures no planeta terra, se quiser referir a um pénis de pequena dimensão. A revista Vice escreve que muitos homens “não seguros da sua masculinidade” serão afetados pela nova figura. “Mas estava na altura de substituir a beringela roxa”, acrescenta a publicação, referindo-se ao emoji vulgarmente utilizado para representar o pénis. O mesmo aconteceu com a gota de sangue, outra novidade, que foi rapidamente apontado como o novo símbolo da menstruação.

A versão 12.0 do Emoji chegará aos utilizados este ano, após ter sido aprovada pelo Unicode Consortium, organização sediada na Califórnia, responsável pela uniformização de esquemas de comunicação digitais.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)