Lisboa

Há um T2+gruta à venda em Lisboa por 170 mil euros e “dá para dormir lá”

2.233

Um apartamento à venda em Lisboa tem acesso exclusivo a uma gruta que fica debaixo de um cemitério. Com obras, "dá para dormir lá", garante o agente imobiliário, que conta (o que sabe) desta história.

É uma “oportunidade para investidores”, garante a consultora imobiliária Keller Williams Portugal (KW). Há um apartamento de três assoalhadas, com dois quartos e duas casas de banho, à venda por 170 mil euros na Estrela, em Lisboa. Mas o negócio traz um bónus: o apartamento tem acesso exclusivo a uma gruta com 150 metros quadrados, “escavada sob a colina”. Ninguém sabe quem a construiu, nem quando. Mas, em conversa com o Observador, o agente imobiliário Miguel Mello afirma que “tem humidade, mas pouca”. Com obras, “dá para dormir lá”, acrescenta.

O apartamento com 70 metros quadrados de área útil fica na Rua Maria Pia, em Campo de Ourique, nas vizinhanças do Cemitério dos Prazeres. Os atuais proprietários adquiriram a casa “há mais de 20 anos”, explica Miguel Mello, e por essa altura a gruta já estava lá. Nem sequer os atuais donos do apartamento, que já não moram lá e por isso é que o puseram à venda, sabem quem construiu o acesso à dita gruta, que não está discriminada na caderneta predial da casa. “Acharam-lhe graça” e “usavam-na para pintar”, uma espécie de ateliê de artes, conta o consultor ao Observador.

A gruta fica por baixo do cemitério e não está em condições de ser habitada, mas pode passar a estar depois de se obras. Por enquanto não tem luz, nem gás ou água canalizada. Mas as fotografias mostram uma casa de banho embutida na rocha — em cima do bidé há um grande bloco rochoso — e uma sala improvisada com umas peças de metal enferrujado a servir de móveis. Ao fundo vê-se a porta que dá acesso à gruta para quem vem do apartamento. Aliás, essa é mesmo a única forma de lá entrar, garante Miguel Mello.

De acordo com o consultor imobiliário, “já há vários pedidos de pessoas que querem visitar o local”, algo que começará a ser feito “em breve”. O preço, explica, não foi aumentado (nem diminuído) em função da existência da gruta. Foi acordado entre o consultor imobiliário e os clientes, que são portugueses, tendo em conta que o apartamento é “para recuperar” e precisa de “muitas obras”: “Precisa de obras de remodelação total”, sublinhou Miguel Mello.

Entretanto, as fotografias disponibilizadas pela KW Portugal na página do anúncio foram alteradas. Agora só estão disponibilizadas aquelas que mostram o interior do apartamento — as que mostravam a gruta foram eliminadas. Mas o Observador guardou-as a tempo, por isso pode espreitar este insólito anexo na fotogaleria no topo do artigo.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt
Arrendamento

A coisa /premium

Helena Matos

Programas para proprietários que antes de regressarem à aldeia entregam ao Estado as suas casas para arrendar. Torres com 300 apartamentos. O arrendamento tornou-se na terra da intervenção socialista

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)