A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 80 quilos de géneros alimentícios e 69 peças de vestuário contrafeito, no valor total de 19 mil euros, numa operação nacional que terminou esta sexta-feira de madrugada.

O balanço da ASAE indica que na operação, que envolveu mais de 160 inspetores em 60 postos de controlo de Norte a Sul do país, foi ainda detida uma pessoa e instaurados dois processos crime, por abate clandestino e circulação de artigos de vestuário contrafeito.

Foram também instaurados 39 processos de contraordenação, sobretudo por transporte irregular de vinhos ou produtos vitivinícolas, o incumprimento dos requisitos de higiene no transporte de produtos alimentares, a ausência ou irregularidades na rotulagem de produtos alimentares, a falta de controlo metrológico obrigatório, de número de controlo veterinário e de requisitos no transporte de pescado, assim como a temperatura não regulamentar a que os produtos eram transportados.

No âmbito desta operação, que começou na noite de quarta-feira e terminou às 2h00 desta sexta-feira, “foram ainda objeto de perícia por parte dos veterinários da ASAE cerca de 80 toneladas de produtos cárneos e de pescado” e apreendidos sete registadores de temperatura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A operação teve por objetivo verificar as condições de transporte de mercadorias em circulação (bens alimentares e não alimentares) nas principais vias de acesso aos grandes centros urbanos, industriais, mercados abastecedores e zonas fronteiriças.

Os inspetores da ASAE verificaram durante esta operação as condições higiossanitárias de transporte, o controlo de temperatura, o acondicionamento e a rotulagem dos géneros alimentícios, bem como a documentação de acompanhamento.

“Paralelamente, foram verificadas, igualmente, as mercadorias em trânsito de bens não alimentares, e a sua conformidade com a regulamentação aplicável, de âmbito económico”, acrescenta a ASAE, em comunicado.

Durante a ação, desenvolvida em colaboração com a PSP e a GNR, foram fiscalizados 2.190 operadores económicos, tendo sido controlados produtos cárneos, pescado, fruta e hortícolas, pão, têxteis e calçado, produtos para uso no setor da construção e artigos para o lar, entre outros.