790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Os 11 metros que separaram Abel da sua melhor versão (a crónica do Sp. Braga-FC Porto)

Este artigo tem mais de 5 anos

Abel tinha pedido a "melhor versão" do Sp. Braga e os minhotos estiveram a ganhar duas vezes ao FC Porto. Dois penáltis cometidos por Claudemir deram a vitória aos dragões.

O Sp. Braga pode ser igualado pelo Sporting na classificação
i

O Sp. Braga pode ser igualado pelo Sporting na classificação

AFP/Getty Images

O Sp. Braga pode ser igualado pelo Sporting na classificação

AFP/Getty Images

No final de fevereiro, depois da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal em que o FC Porto venceu o Sp. Braga, Abel Ferreira desabafou na flash interview e explicou que os minhotos já “tentaram de tudo” contra os três grandes, mas continuam com muitas dificuldades para obter resultados positivos. À exceção da vitória em Braga com o Sporting na primeira volta, a equipa de Abel perdeu na Luz, perdeu no Dragão, perdeu com os leões na Taça da Liga e no jogo da segunda volta e voltou a perder com o FC Porto nessa primeira mão da Taça de Portugal. Este sábado, na receção aos dragões e no primeiro de dois jogos contra a equipa de Sérgio Conceição no espaço de quatro dias, Abel garantia que esperava a “melhor versão” do Sp. Braga.

Ainda assim, a melhor versão dos minhotos teria de ser uma versão adaptada. Raúl Silva, titular indiscutível no eixo da defesa, está lesionado e vai falhar a reta final da temporada, e Fransérgio, normalmente titular no apoio a Dyego Sousa, também está ausente devido a lesão. Pablo ocupava o lugar de Raúl Silva e Wilson Eduardo era o escolhido para jogar nos terrenos mais próximos do avançado naturalizado português. Ricardo Esgaio regressava o onze inicial e era titular na direita do meio-campo, em detrimento de Ricardo Horta, que começava o jogo no banco de suplentes.

Do outro lado, Jesús Corona era titular, recuperado da lesão o tornozelo que o afastou do duplo compromisso da seleção mexicana — e que tanta polémica causou, com o selecionador Tata Martino a acusar o FC Porto de mentir — e Éder Militão era novamente responsável pela direita da defesa, com o eixo defensivo a ficar a cargo da dupla formada por Pepe e Felipe. Sérgio Conceição apresentava o onze que venceu o Marítimo por 3-0 na última jornada e Brahimi voltava a ser suplente, abrindo uma vaga para Otávio na equipa titular, enquanto que Soares e Marega formavam novamente dupla no ataque.

Mostrar Esconder

Ficha de jogo

Sp. Braga-FC Porto, 2-3

27.ª jornada da Primeira Liga NOS

Estádio Municipal de Braga, em Braga

Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)

Sp. Braga: Tiago Sá, Marcelo Goiano, Pablo Santos, Bruno Viana, Sequeira (Ricardo Horta, 89′), Palhinha, Claudemir, Murilo, Wilson Eduardo, Esgaio (Xadas, 83′), Dyego Sousa (Paulinho, 81′)

Suplentes não utilizados: Marafona, Ryller, João Novais, Trincão

Treinador: Abel Ferreira

FC Porto: Casillas, Éder Militão, Felipe, Pepe (Wilson Manafá, 57′), Alex Telles (Fernando Andrade, 71′), Otávio (Brahimi, 45′), Herrera, Danilo, Corona, Marega, Soares

Suplentes não utilizados: Vaná, Maxi Pereira, Óliver, Adrián López

Treinador: Sérgio Conceição

Golos: Wilson Eduardo (4′), Soares (26′ e 79′, gp), Murilo (47′), Alex Telles (69′, gp)

Ação disciplinar: cartão amarelo a Pepe (7′), Brahimi (55′), Sequeira (82′), Casillas (90+5′)

À entrada para esta jornada, depois da pausa para os compromissos das seleções e numa altura em que faltam apenas oito jogos para o final do Campeonato, o Sp. Braga sabia que seria difícil intrometer-se entre os dois da frente, mas também sabia que teria um papel providencial na decisão do próximo campeão nacional: se o FC Porto visitava este sábado a Pedreira, o Benfica terá de o fazer na jornada 31, a três da derradeira partida da Primeira Liga. Uma escorregadela contra a equipa de Abel, tanto de um lado como do outro, poderia comprometer de forma provavelmente definitiva as ambições de encarnados e dragões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jogo começou cinco minutos depois da hora marcada e arrancou morno, sem grande velocidade e com apenas um remate desenquadrado de Otávio até ao primeiro golo da partida. O FC Porto parecia querer mais bola, mas teve apenas quatro minutos até passar a jogar em desvantagem. Numa altura em que tinha apenas um passe completo, o Sp. Braga aproveitou uma recuperação de bola de Dyego Sousa, a mostrar-se muito forte a jogar de costas para a baliza: o internacional português soltou Claudemir na esquerda e o médio bracarense descobriu Wilson Eduardo praticamente sozinho na direita. O avançado, que durante a pausa para os compromissos das seleções marcou um golo ao serviço de Angola contra o Botswana, rematou de forma enrolada e inaugurou o marcador. Casillas ficou a pedir fora de jogo de Wilson Eduardo, mal se fez ao lance e acabou por parecer mal batido na fotografia. Quatro minutos em Braga e o FC Porto precisava de procurar a reviravolta para evitar a escorregadela que poderia deitar tudo a perder.

[Carregue nas imagens para ver alguns dos melhores momentos do Sp. Braga-FC Porto:]

Os dragões subiram as linhas e passaram a jogar em pressão alta e a tentar provocar erros que abrissem linhas de desmarcação. Ainda assim, e apesar da maior percentagem de posse de bola e inequívoco controlo do jogo — desde o golo de Wilson Eduardo, o Sp. Braga ofereceu a iniciativa ao FC Porto e passou a jogar quase sempre dentro do próprio meio-campo –, a equipa de Sérgio Conceição tinha dificuldades em entrar com perigo nos últimos 30 metros do terreno e criar oportunidades. Sempre mais esclarecido quando o lance começava ou passava nos pés de Otávio, o FC Porto teimava em lateralizar o fluxo ofensivo e discriminava a faixa central: prova disso, aliás, é o facto de Marega ter terminado a primeira parte com apenas quatro passes bem executados, três deles para Éder Militão, o lateral direito.

O FC Porto encostou o Sp. Braga às cordas e trabalhou de forma rendilhada e pouco óbvia para chegar ao empate, com muitas recuperações de bola, impedindo os minhotos de sair de forma apoiada e asfixiando Claudemir, que durante os primeiros dez minutos foi claramente o homem em destaque do lado da equipa de Abel. Os dragões acabaram por conseguir chegar ao empate num lance de bola parada: pontapé de canto batido na esquerda, Felipe desviou em antecipação e Soares surgiu ao segundo poste com um mergulho que apanhou Tiago Sá desprevenido. O avançado brasileiro marcava assim o sexto golo ao Sp. Braga (quatro em quatro jogos pelo FC Porto) e relançava a partida não só para o que restava da primeira parte, mas também para o segundo tempo.

O ritmo caiu e a pressão acalmou, de forma compreensível, dado o desgaste físico do FC Porto desde que ficou em desvantagem, e o Sp. Braga conseguiu voltar a soltar-se. Ainda assim, com Wilson Eduardo sempre muito preso aos terrenos interiores e a ter dificuldades em dar a largura que Fransérgio oferece, os minhotos não conseguiram voltar a assustar Casillas e o FC Porto terminou a primeira parte em claro ascendente, a jogar melhor e com um maior esclarecimento na hora do último passe, algo que tinha falhado até à altura do empate. Na ida para o descanso, apesar das escassas oportunidades para lá dos golos de um lado e de outro, o Municipal de Braga assistia a uma partida muito discutida, mas com ainda tudo por decidir.

No regresso para a segunda parte, Sérgio Conceição optou por tirar Otávio e lançar Brahimi, numa alteração que não só oferecia soluções diferentes como também mudava a presença do FC Porto no jogo: sem a agressividade do brasileiro mas com a clarividência do argelino. O Sp. Braga, contudo, voltou para a segunda parte da mesma forma que tinha entrado na primeira. Quando o segundo tempo tinha ainda minuto e meio e Brahimi ainda estava à procura dos sítios por onde desequilibrar, Dyego Sousa ganhou na raça a Felipe e Pepe e soltou para Murilo, que apareceu com a bola controlada dentro da área dos dragões. Com apenas um toque, o médio brasileiro tirou Éder Militão e Casillas do caminho e encostou para o segundo golo dos minhotos, repondo a vantagem bracarense na partida.

Os dragões reagiram à desvantagem com a entrada de Wilson Manafá e a saída de Pepe, mas o Sp. Braga não cometeu o erro que havia cometido no primeiro tempo e permaneceu com os setores algo separados e o bloco ofensivo para lá da linha do meio-campo, sem se resguardar na defesa e à procura do terceiro golo ao invés de defender a vantagem. O FC Porto, que não sofria dois golos fora desde agosto, contra o Belenenses SAD, mostrava as mesmas dificuldades de criar oportunidades que tinha deixado patentes durante os primeiros 45 minutos, mas começou a arriscar mais, com passes longos a procurar a profundidade de Brahimi e Corona e Alex Telles muito ativo no corredor esquerdo, não só enquanto dinamizador através de cruzamentos, mas também com remates de longe que obrigaram Tiago Sá a intervenções apertadas.

Aos 66 minutos, quando o FC Porto via o tempo a esgotar-se e um Sp. Braga assertivo e adulto dentro de campo, Claudemir apagou a assistência para o golo de Wilson Eduardo e cometeu grande penalidade sobre Éder Militão. Na conversão, Alex Telles não deu hipótese a Tiago Sá e fez o golo que já merecia desde o intervalo — contudo, o lateral brasileiro caiu no relvado logo após marcar a grande penalidade, agarrado à zona lombar, e já não regressou ao jogo, sendo substituído por Fernando Andrade, o que motivou a ida de Manafá para a direita da defesa. O Sp. Braga não soube reagir ao empate, perdeu discernimento, Abel Ferreira foi expulso por Jorge Sousa e os minhotos caíram em rendimento, reação à perda e intensidade. Fernando, o reforço de inverno que chegou aos dragões em janeiro e que entrou para render o lesionado Alex Telles, sofreu outra grande penalidade de Claudemir e abriu caminho para a vantagem azul e branca. Soares marcou o penálti, tornou-se o melhor marcador do FC Porto na presente temporada (18 golos) e colocou os dragões a ganhar pela primeira vez no jogo.

O Sp. Braga reagiu e tentou aproveitar os sete (!) minutos de tempo extra com as entradas de Paulinho, Bruno Xadas e Ricardo Horta, mas nunca conseguiu estar realmente perto de empatar. O FC Porto segurou a vantagem com mãos de ferros e comemorou cada alívio como se de um golo se tratasse, o que espelhou em toda a linha a dificuldade que os dragões tiveram para vencer este sábado no Municipal de Braga. O conjunto orientado por Sérgio Conceição ganhou e pressiona agora o Benfica, que está obrigado a vencer na receção ao Tondela para continuar na liderança da Primeira Liga. Já o Sp. Braga pode ser igualado pelo Sporting caso os leões vençam na deslocação ao Desp. Chaves. Abel queria a melhor versão do Sp. Braga, mas a melhor versão do Sp. Braga ficou à distância de 11 metros e duas faltas de Claudemir.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora