Há muito que Portugal tem sido uma fonte de inspiração e uma segunda casa para Christian Louboutin, motivo pelo qual o designer francês acaba de lançar uma mala que honra o país. A mala Portugaba, que existe em duas cores, foi lançada esta quarta-feira, dia 24 de abril, e está à venda em exclusivo no site My Theresa por 1.659 euros — um dos modelos já se encontra esgotado.

A mala colorida resulta da combinação de várias técnicas artesanais portuguesas. “Desde as alças às franjas e aos painéis, a Portugaba deve cada um dos seus componentes às habilidades excecionais de diferentes artesãos portugueses”, lê-se na página oficial do estilista que ficou mundialmente famoso devido às solas vermelhas dos sapatos que cria.

© Imagem promocional das malas Portugaba

As técnicas artesanais incluem “puxados”, que a edição portuguesa da Vogue assegura ser uma “técnica meticulosa que envolve puxar individualmente os fios de um pedaço de tecido para criar relevos com um textura semelhante à do veludo”, mas também “ripados”. Ambas as técnicas que exigiram uma “atenção meticulosa e horas de dedicação”. “Estes especialistas costumam trabalhar à mão, não usam padrões, guias ou máquinas que não sejam teares de madeira”, lê-se ainda no site oficial do designer francês há muito apaixonado por Portugal — Louboutin vai até abrir um hotel de charme no Alentejo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O folclore, o simbolismo e a história de Portugal fazem parte do design estudado para a mala. As alças são adornadas com contas de cerâmica, que remetem para o padrão dos azulejos portugueses, que inspiram ainda o forro. A tradicional capa de honra, de Miranda do Douro, é visível no painel central da Portugaba.

O próximo passo de Christian Louboutin: o mago dos sapatos vai mesmo abrir um hotel no Alentejo

No site do designer é possível conhecer os artesãos locais que ajudaram a construir o modelo que custa quase três vezes mais o salário mínimo em Portugal, fixado nos 600 euros.