Rádio Observador

Startups

Portuguesa Speak fica em terceiro lugar no Chivas Venture e arrecada 100 mil dólares

A startup portuguesa liderada por Hugo Menino Aguiar ficou em terceiro lugar na final do concurso internacional de empreendedorismo social Chivas Venture. Na competição online, ficou em quatro lugar.

Martyna Sztaba, Javier Larragoiti, Zoe Saldana, Tey el-Rjula, Hugo Menino Aguiar e Komal Ahmad na final do Chivas Venture

Getty Images for The Chivas Vent

O projeto que Hugo Menino Aguiar lançou em 2014 para juntar migrantes, refugiados e locais numa só plataforma que promova o diálogo multicultural ficou em terceiro lugar na competição internacional Chivas Venture, que decorreu em Amesterdão, na Holanda. A Speak arrecadou assim 100 mil dólares (cerca de 89 mil euros) de prémio, a que se juntaram mais 10 mil por ter ficado em quarto lugar na competição online.

“Tivemos a oportunidade de levar o tema de inclusão social a um palco mundial e ao nível desta competição, o que é um privilégio e algo muito raro. Com o prémio vamos levar 10 migrantes e refugiados a implementar o Speak em 10 novas cidades e assim aumentar o impacto a mais 8.000 pessoas anualmente”, afirmou o presidente da empresa, Hugo Menino Aguiar, em comunicado.

A fase final do concurso da Chivas Venture decorreu durante a The Next Web Conference. A competição tem como objetivo atribuir um milhão de dólares a startups “que aliam lucros a um objetivo, com um impacto positivo no mundo” e,e ste ano, juntou representantes de 20 países. No ano passado, foi a Academia de Códico que representou Portugal.

A Speak é um projeto que liga migrantes, refugiados e locais a viver na mesma cidade através de um conceito de aprendizagem que cria redes de suporte informais entre os participantes, de 157 nacionalidades diferentes. Em novembro de 2018, a startup foi distinguidoa pelo Financial Times como um dos “100 campeões digitais” que estão a liderar o crescimento da Europa.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: apimentel@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)