O Benfica respondeu na manhã desta terça-feira à entrevista de Pinto da Costa ao jornal O Jogo, onde o presidente do FC Porto considera que os encarnados, caso ganhem o título, não serão uns justos campeões e que o Campeonato ficou decidido pelas más arbitragens nos últimos três encontros fora do rival, em Santa Maria da Feira, Braga e Vila do Conde. “O maior escândalo, farsa ou mancha negra deste campeonato é chegar-se a esta fase decisiva e o FC Porto ainda estar na luta pelo título”, destaca a newsletter das águias, entre outras farpas lançadas à “fuga para a frente” dos azuis e brancos.

“Aquilo que foi conhecido dos emails foi gravíssimo mas só estão preocupados com quem revelou”, diz Pinto da Costa

“Seja na Liga Real, na Liga da Verdade ou em qualquer painel de análise, a conclusão é a mesma: sem os dez pontos a mais que resultaram de erros de arbitragem a favor do FC Porto, a única coisa que estaria em jogo no próximo sábado seria a luta para se saber quem ficaria em segundo e terceiro lugar. No fundo, para se saber quem ainda poderia ter acesso à Liga dos Campeões. Por isso, chega a ser penoso assistir à nuvem de fumo e areia para os olhos que representa a espécie de entrevista/monólogo do presidente do FC Porto, que ensaia uma desculpa que só surgiu precisamente a partir do momento em que o Benfica foi ganhar ao Dragão: a criação de uma ficção que passa por responsabilizar a arbitragem caso venha a perder este campeonato”, advoga o texto de resposta dos encarnados ao número 1 dos dragões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pinto da Costa: “Ainda gostava de saber quem foi buscar os padres à sacristia”

“O mais incrível é o novo sinal que dá de desespero e sobretudo de desrespeito pelos seus próprios profissionais (equipa técnica e jogadores). Ou seja, na semana em que verdadeiramente tudo se decide, o suposto líder do clube, para salvar a pele de mais um previsível desaire, prepara uma inédita fuga para a frente, dando como garantida a derrota no campeonato e inventando a mais ridícula das desculpas para uma época como esta – as arbitragens. Percebe-se melhor agora o estado de desorientação que levou a equipa a ter de sujeitar-se a humilhações públicas perante as claques”, acrescenta, recordando os apenas dois títulos dos dragões nos últimos seis anos e a aposta “num regresso ao passado de ameaças, coações, pressões, a que ainda se acrescenta o crime do acesso e divulgação indevida de informação interna de um seu concorrente”.

“Perante o risco de mais um insucesso (apesar das muitas ajudas) e sem resposta para justificar o trabalho que não foi feito, ensaia-se agora este penoso exercício de invenção de desculpas que nem o mais fanático dos adeptos convence. Da nossa parte, o rumo há muito está traçado”, conclui o Benfica, que garante ter o foco no jogo de sábado diante dos açorianos do Santa Clara porque “nada está ganho” e que pede de novo o apoio dos adeptos para assegurar a conquista do título.