Escolas

Portugal entre países da OCDE que têm mais escolas privadas só com filhos de pessoas ricas

300

Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo defende que é o Estado que contribui para que o ensino privado português seja mais elitista.

FILIPE FARINHA/LUSA

Portugal aparece entre os dez países onde o ensino privado é mais elitista, em mais de 50 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

A OCDE comparou o estatuto socioeconómico dos alunos num relatório sobre a liberdade de escolha em educação, que foi divulgado ainda na quarta-feira, cujas conclusões vêm publicadas na edição do Público desta quinta-feira. Em Portugal, a diferença é “impressionante”.

O diretor-geral da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), Rodrigo Queirós de Melo, defende que o Estado é o responsável por este caráter elitista do ensino privado, sendo que o atual Governo acabou com a maior parte dos contratos de associação.

Com isso, são muitas as famílias que pagam mensalidades na totalidade, ao contrário de outros países onde o ensino privado “é financiado em grande parte ou mesmo na totalidade pelo Estado”.

Se compararmos a amostra de Portugal onde o ensino particular é pago pelas famílias com a de outros países em que este é financiado pelo Estado, é normal que na portuguesa apareça só gente rica ao contrário do que acontece nas outras”, diz o responsável pela AEEP

No relatório Balancing School Choice and Equity, os países onde as diferenças entre público e privado estão mais esbatidas, em termos de estatuto socioeconómico, são a Holanda, a Finlândia, o Reino Unido, a Suécia e os Estados Unidos.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Educação

O regresso do «eduquês»: uma resposta

José Pacheco

É longo o cortejo de alarvidades debitadas na comunicação social por pessoas para quem as ciências da educação ainda são ciências ocultas. Arrogam-se o direito de dizer tolices sobre o que não entendem

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)