Crédito à Habitação

Taxas implícitas no crédito à habitação sobem em março pelo 5.º mês consecutivo

Nos contratos de crédito à habitação celebrados a taxa de juro subiu pelo quinto mês consecutivo, de 1,066% em março para 1,073% em abril e o valor médio da prestação subiu 12 euros, para 336 euros.

Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro subiu de 1,396% para 1,411% em abril

MÁRIO CRUZ/LUSA

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação aumentou pelo quinto mês consecutivo, passando dos 1,066% em março para 1,073% em abril, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro subiu de 1,396% para 1,411% em abril.

Para o destino de financiamento aquisição de habitação, o mais relevante no conjunto do crédito à habitação, a taxa de juro implícita para o total dos contratos subiu para 1,095%.

Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro para este destino de financiamento aumentou em abril para 1,405%.

Considerando a totalidade dos contratos, o valor médio da prestação vencida subiu um euro, para 246 euros, e deste valor, 47 euros (ou 19%) corresponderam ao pagamento de juros e 199 euros (81%) a capital amortizado.

Nos contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio da prestação subiu 12 euros, para 336 euros.

Em abril, o capital médio em dívida para a totalidade dos contratos subiu 77 euros face ao mês anterior, fixando-se nos 52.686 euros, enquanto para os contratos celebrados nos últimos três meses o montante médio do capital em dívida superou pela primeira vez os 100 mil euros, fixando-se em abril em 100.891 euros, mais 2.563 euros do que em março.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Economia

Produtividade: a culpa é da mão de obra?

Fernando Pinto Santos

De quem é a culpa da baixa produtividade do trabalho em Portugal? Da mão de obra? Sim, mas é só um dos fatores. Falta também maior eficiência dos fatores produtivos e maior capacidade para criar valor

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)