Rádio Observador

BMW

Novo BMW Série 3 Touring traz duas (boas) surpresas

Audi A4 Avant, Mercedes Classe C Estate e Volvo V60 têm novo rival à vista. Para enfrentar a concorrência, chega em Setembro a variante mais familiar do Série 3, com mais espaço e funcionalidade.

Ao contrário do que aconteceu com o Série 8 Gran Coupé, que escapou antes da sua aparição no BMW Group #NEXT, a marca bávara optou por revelar a variante mais familiar do Série 3 antes do evento que decorrerá no final deste mês, no BMW Welt, em Munique.

Com lançamento marcado para 28 de Setembro, o BMW Série 3 Touring tem as mesmas dimensões da berlina e oferecerá as mesmas motorizações, disponibilizando praticamente as mesmas opções de personalização e os mesmos níveis de equipamento do Série 3. Mas as carrinhas do fabricante alemão são um crescente caso de sucesso, daí que esta carroçaria seja muito importante para a marca se impor frente a adversários de peso como o A4 Avant, Mercedes Classe C Estate e Volvo V60. Rivais a que a BMW responde com uma proposta que coloca especial ênfase na habitabilidade e na funcionalidade. Como se espera, aliás, da variante mais familiar do Série 3.

Face ao modelo que ainda se encontra em comercialização, a nova Touring vê todas as suas medidas darem um salto em frente, para oferecer mais espaço a quem viaja a bordo. Mais alta 11 mm e 16 mm mais larga, a carrinha premium do segmento D cresce sobretudo em comprimento, quase 8 cm (+76 mm). Tao importante quanto isso, a distância entre eixos fixa-se agora nos 2851 mm, ou seja, mais 41 mm do que o modelo que vem substituir.

Medidas Série 3 Touring 2019 Série 3 Touring 2015
Comprimento 4709 mm  4633 mm
Largura  1827 mm   1811 mm
Altura  1440 mm   1429 mm
Distância entre eixos 2851 mm 2810 mm

Mas se o incremento de cotas favorece o espaço a bordo, acaba também por beneficiar a volumetria da bagageira. Comparando com a Touring que ainda está à venda, a nova carrinha da Série 3 vê a capacidade da mala aumentar 5 litros, com as duas filas de bancos disponíveis. Os 500 litros (+20 litros do que o sedan) colocam a BMW à frente da Mercedes (Classe C Estate: 460 litros), mas atrás da Audi (A4 Avant: 505 litros), perdendo claramente para a Volvo (V60: 529 litros). Rebatendo os assentos posteriores, a arrumação faz-se até aos 1500 litros; de novo um valor em que a BMW bate a carrinha Mercedes (1480), mas não a A4 Avant (1510).

Contudo, lá atrás, o novo Série 3 Touring perfila-se como um adversário difícil de superar em matéria de sentido prático – ao fim ao cabo, aquilo que faz a diferença numa utilização quotidiana. Além de óculo traseiro abrir de forma independente, a abertura da bagageira é eléctrica, sendo que opcionalmente está disponível o sistema de mãos livres.

Em relação à geração anterior, a boca da mala está 30 mm mais larga e até 125 mm maior (na zona superior), o que facilita as operações de carga e descarga. Mas não só: bagageira está agora a 62 cm do solo, ou seja, mais baixa do que os 67 cm da C Estate e os 68 cm da A4 Avant, o que resultará num menor esforço na altura de arrumar e retirar objectos do seu interior. Simultaneamente, a marca disponibiliza extras que facilitam a exploração do espaço e o melhor acondicionamento da carga. Em síntese, a volumetria não melhorou em termos absolutos, mas a funcionalidade cresceu a olhos vistos.

Tal como a berlina, há três níveis de equipamento (Sport, Luxury e M Sport), passíveis de serem combinados com diferentes ambientes no habitáculo – três alternativas de iluminação e dois tipos de instrumentação. A lista de opcionais é, como sempre, bastante longa.

Com potências entre os 150 e os 374 cv, sob o capot encontram-se os mesmos blocos do Série 3, excepto o híbrido plug-in 330e, cuja introdução na Touring só está prevista para 2022. Até lá, os clientes podem escolher entre três motores diesel e outros tantos a gasolina, todos eles quatro cilindros – salvo as motorizações mais possantes (seis cilindros), que oferecem de série tracção integral. A caixa é sempre a automática de oito velocidades Steptronic, que no diesel de acesso à gama é um opcional (de série, o 318d de 150 cv vem acoplado a uma transmissão manual de seis relações).

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros de órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)