Nos últimos dias os utilizadores do Twitter — a rede social preferida do presidente dos EUA e a maior concorrente do Facebook — começaram a ver diferenças na plataforma. A página inicial para computadores tem mais opções como customização de cores e conversas de chat sempre acessíveis.

A mensagem que surge aos utilizadores que vêm o novo look do Twitter

Como explica a rede social co-fundada e liderada por Jack Dorsey, desde 15 de julho que os utilizadores começaram a ver este novo design da plataforma para computador. O objetivo desta mudança de visual é permitir que os utilizadores vejam mais sugestões de tweets e partilhas que lhes possam interessar, além de terem botões de acesso fácil ao perfil e às listas.

Hoje marca-se um grande passo enquanto continuamos a construir o Twitter para melhor servir as pessoas que o usam todos os dias. Esta atualização também nos dá uma forte fundação para podermos continuar a dar-vos novas funcionalidades mais rápido do que antes”, diz o Twitter.

Outra das grandes alterações que a rede social implementou nesta mudança é relativa à plataforma de mensagens de chat interna dentro do serviço. Agora, à semelhança do Messenger, no Facebook, há uma área dedicada para trocar mensagens privadas entre utilizadores de forma mais fácil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para quem tem mais do que uma conta no Twitter há também alterações. À semelhança do que a Google faz dentro do Gmail ou do browser Chrome, por exemplo, basta carregar no perfil para alterar a conta.

“Fui ao Twitter e disseram-me: a tua ideia não vai funcionar”. Entrevista ao criador do #hashtag

Por fim, a que pode ser a mudança que mais vai agradar aos utilizadores, que têm recebido esta alteração à sua rede social com algumas críticas, é possível mudar a cor de fundo do Twitter. O mesmo já é feito por outras plataformas, como o Outlook, da Microsoft. No espaço das definições, cada utilizador poder mudar o fundo de branco para preto e o tom das letras, tornando o Twitter “mais pessoal”, como diz a rede social.

O Twitter foi fundado em 2006 e tem cerca de 330 milhões de utilizadores activos todos os meses. No mercado das redes sociais, é um dos principais concorrentes do Facebook, apesar de ser mais focado para mensagens curtas. Foi nesta rede social que surgiu o hashtag# como ferramenta para catalogar publicações.