A abertura da nova conta no X (antigo Twitter) foi feita no domingo à noite, com uma apresentação e um primeiro tweet onde o ex-primeiro ministro explicava ter descontinuado a conta anterior (a oficial como chefe do Executivo) e anunciava: “Sigo cidadão”. Mas esta manhã a nova conta de Costa estava suspensa. só voltando a ficar ativa durante a tarde desta segunda-feira.

O Observador confirmou junto de fonte próxima tratar-se de uma conta verdadeira, não tendo ainda informações sobre a razão da suspensão que aconteceu durante a manhã. A única informação que tinha sido disponibilizada é que a rede “suspende contas que violam as regras do X”.

Screenshot da conta pessoas de António Costa que esteve suspensa.

O socialista deixou as funções de primeiro-ministro na última terça-feira, tendo feito na noite anterior uma última publicação nas redes sociais que mantinha nesse cargo. Este domingo, Costa prometia continuar presente nas redes sociais, apresentando-se como “casado, pai” e também tutor de “dois cães e um periquito”. No tweet inaugural explicava: “Descontinuei a conta @antoniocostapm. Agora continuarei a falar aqui como cidadão. Um novo caminho”. A acompanhar a publicação estava uma fotografia de uma escada em obras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Já saiu o sexto e último episódio de “Operação Papagaio” , o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir o primeiro episódio aqui, o segundo episódio aqui, o terceiro episódio aqui, o quarto episódio aqui e o quinto episódio aqui]

Imagem do primeiro tweet do ex-primeiro-ministro.

O tweet colheu de imediato dezenas de comentários e também partilhas e esta manhã o X dava indicação de que a conta tinha sido suspensa. Na noite deste domingo, já tinha vários seguidores, incluindo membros do anterior Governo e também do antigo gabinete de Costa, e seguia uma única conta, a da BBC News.

Na rede social é explicado em que situações é que surge um aviso como o que chegou a constar durante a manhã na conta de António Costa: “No caso de um post removido que violou as regras: se um post violar nossas regras e precisar ser excluído pela pessoa que o postou, ele será ocultado por um aviso. A conta permanecerá bloqueada até que o post seja removido”.

A última publicação que tinha feito como primeiro-ministro na conta oficial que então mantinha foi com um agradecimento e uma imagem a acenar à porta da residência oficial de primeiro-ministro. Foi publicada na noite anterior ao dia da tomada de posse do Governo liderado por Luís Montenegro. No dia seguinte, António Costa havia de falar à saída do Palácio Nacional da Ajuda para anunciar que ia pedir ao Ministério Público junto do Supremo Tribunal de Justiça — onde decorre um processo crime contra si, que o levou à demissão de primeiro-ministro  há cinco meses — para ser ouvido com “a maior celeridade”.

Costa despede-se com um “obrigado” e um aceno à porta de São Bento

Costa tem o futuro político em suspenso desde o dia 7 de novembro e aguarda uma decisão da Justiça para saber se pode seguir caminho para Bruxelas, onde é um dos socialistas que está melhor posicionado para ser o próximo presidente do Conselho Europeu.

Artigo atualizado às 15h30 com a informação sobre o desbloqueio da conta de António Costa no X.