Rádio Observador

Eleições Espanha 2015

Rei de Espanha avisa partidos: “O melhor é encontrar uma solução de Governo antes de irem a eleições”

O Rei Felipe VI está com a família de férias, mas diz que está atento à situação política de Espanha. E lança o apelo: que encontrem uma solução antes de irem a eleições.

Rei Felipe VI falou durante a tradicional fotografia de família no Palácio de Marivent em Palma

Sebastian Mariscal/EPA

“O melhor é encontrar uma solução de governo antes de ir a outras eleições”. O alerta é do chefe de estado espanhol, o Rei Felipe VI, e foi dado como uma espécie de recado aos partidos políticos espanhóis, depois de Pedro Sánchez não ter sido investido presidente do governo espanhol. O monarca aproveitou a tradicional fotografia de família nos jardins do palácio de Marivent, em Palma, para fazer passar a mensagem, que é notícia na imprensa espanhola.

“Esperamos que haja margem para que os partidos têm a confiança dos cidadãos possam encontrar uma solução. Se não a encontrarem, há outros canais constitucionais”, disse o Rei Felipe VI, que segudo o El Mundo, recebe esta quarta-feira Pedro Sanchéz. Apesar de estar a aproveitar uns dias em Palma de Maiorca com a mulher, Letizia, e as duas filhas, a princesa Leonor e a Infanta Sofia, o monarca garante estar atento à situação política. “Sabemos que a atividade política mão está parada e que a qualquer momento pode haver notícia”, diz, citado pelo El Mundo.

Depois de ter falhado a investidura de Sánchez no último dia 25 de julho, o Congresso tem 60 dias para chegar a um acordo. Ou seja, o líder do PSOE,. que quer chegar a líder do Governo, tem até 23 de setembro para novas negociações, caso não consigam chegar a consenso, Espanha será obrigada a marcar eleições antecipadas a 10 de novembro.

O parlamento espanhol chumbou, na última terça-feira, a formação de um Governo liderado pelo socialista Pedro Sánchez, na primeira votação da investidura. Sánchez, que venceu as eleições legislativas em abril, precisava de 176 votos, entre os 350 deputados, para governar. Ficou, ainda assim, muito longe da maioria absoluta exigida nesta primeira votação, ao conseguir apenas os 124 votos afirmativos da sua própria bancada parlamentar. O Unidas Podemos absteve-se — dizendo que é um “sinal” dado a Sánchez —, tal como os bascos da coligação EH Bildu e do PNV. Os deputados da Esquerda Republicana Catalã votaram contra, tal como o PP, o Ciudadanos e o Vox. No total, foram 170 votos contra, 124 a favor e 52 abstenções.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: ssimoes@observador.pt
Eleições Espanha 2015

Nem tudo vale na política

Dantas Rodrigues

Oportunismos como o da candidatura de Manuel Valls em Barcelona é que degradam a imagem da política e alimentam a propagação de partidos populistas sejam eles de extrema-direita ou de extrema-esquerda

Eleições Espanha 2015

Sombras da guerra civil /premium

Manuel Villaverde Cabral

Não se espera uma nova guerra civil mas não são de afastar enfrentamentos de vários géneros, incluindo físicos, apesar da pertença comum à União Europeia, cujos inimigos em contrapartida rejubilarão!

Espanha

As duas Espanhas vão a eleições

Diogo Noivo

A estratégia eleitoral de todos os partidos espanhóis consiste em enfatizar o radicalismo do adversário, circunscrevê-lo a esse espaço e assinalar os riscos de traição no caso de vitória do oponente.

Trabalho

Ficção coletiva, diz Nadim /premium

Laurinda Alves

Começar reuniões a horas e aprender a dizer mais coisas em menos minutos é uma estratégia que permite inverter a tendência atual para ficarmos mais tempo do que é preciso no local de trabalho.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)