788kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

ASAE apreende livro "As Gémeas Marotas" na biblioteca dos Olivais

Este artigo tem mais de 4 anos

O livro parece um livro infantil e destinado às crianças, mas é, afinal, uma publicação com conteúdo erótico e sexual. ASAE diz que houve uma queixa e que precisava da prova para o processo.

A ASAE apreendeu terça-feira o livro “As Gémeas Marotas” da biblioteca municipal dos Olivais, em Lisboa. A informação foi avançada por um blogue e replicada nas redes sociais e o Observador confirmou-a junto de fonte da Rede de Bibliotecas. A ASAE respondeu ao Observador e diz que a apreensão foi feita na sequência de uma queixa crime ao Ministério Público por “usurpação de direitos de autor”.

Ao que o Observador apurou, na Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa existia apenas um exemplar deste livro, precisamente na biblioteca dos Olivais, e estava classificado como sendo para adultos. O livro que tem gerado controvérsia por parecer um livro infantil e destinado às crianças, mas ser, afinal, uma publicação com conteúdo erótico e sexual, foi lançado na década de 1970 em Portugal e relançado em 2012. É assinado por Brick Duna, que será um pseudónimo de um autor desconhecido. A obra é uma paródia à obra do autor holandês Dick Bruna, o criador do personagem infantil Miffy e que tem mais de 85 milhões livros vendidos no mundo. Dick Bruna morreu em 2017, aos 89 anos.

O livro foi “apreendido” “como medida cautelar e somente para preservação de prova, nos termos processuais penais”. “A ação foi integrada no apuramento do circuito de distribuição do livro em Portugal, após o seu depósito legal, que incluiu os pontos de venda comercial”, respondeu a ASAE por escrito.

A ASAE, segundo a Lusa, esteve também na livraria Ler Devagar, em Lisboa. Segundo o livreiro José Pinho, também ai estiveram três inspetores da ASAE para apreender os livros, mas não havia qualquer exemplar à venda. “Comecei a vender esse livro há uns anos e foi um sucesso estrondoso. Comprámos a uma empresa que está legalizada, temos faturas, não vejo ilegalidade nisso. Vendi mais de 500 e tenho pena de não ter mais”, disse José Pinho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sem informação na Biblioteca Nacional de qual será a editora do livro, o Observador contactou a gráfica Multitipo, em Queluz que recusou dizer quem é o seu cliente.

Já a ASA, responsável pela edição dos livros do holandês Dick Bruna, soube da apreensão do livro pela comunicação social. Segundo um responsável de comunicação, desconhecem, para já, se a queixa partiu eventualmente dos detentores dos direitos de autor de Bruna.

Livro também foi falado no Brasil

O nome do livro “As Gémeas Marotas” esteve recentemente no centro de uma polémica no Brasil, aquando Bienal do Livro do Rio de Janeiro para justificar a censura a obras de teor LGBT movida pelo prefeito do Rio de Janeiro, durante aquele evento. No entanto, o livro não esteve sequer ali à venda como deu conta o Estadão, que considera que tudo não passou de um “boato”.

Um boato que poderá ter começado dias antes, através de um grupo de Whatsapp , que chamava a atenção das mães para o comércio indiscriminado de livros aparentemente feitos para as crianças, mas cujo conteúdo seria sexual.

O alerta foi feito a propósito da Bienal do Livro, que acabou por confirmar que o livro “As Gémeas Marotas” não estava à venda naquele local. O mesmo aviso dava conta também de um outro livro “Vingadores – A Cruzada das Crianças”, da Marvel, que tem entre as personagens um casal gay.

O caso tomou uma proporção tal que o próprio perfeito do Rio de Janeiro mandou fazer uma operação no evento para encontrar livros com “material impróprio para adolescentes”, mais concretamente o da Marvel. “Um livro com conteúdo sexual para crianças, deveria ser lacrado em um saco preto e avisando o conteúdo… vamos determino que os organizadores removam esse livro da Bienal”, disse.

Nenhum livro foi encontrado e o caso acabou por chegar a tribunal.

Polémica do beijo gay. Autarquia do Rio de Janeiro usa como exemplo livro que não estava à venda na Bienal

Mais tarde, a decisão do tribunal: “Concede-se a medida provisória para compelir as autoridades a absterem-se de procurar e apreender obras em função do seu conteúdo, notadamente aquelas que tratam conteúdo homossexual e transexual. Concede-se a ordem judicial, igualmente, para compelir as autoridades a absterem-se de cassar a licença para a bienal”, dizia comunicado da Justiça.

(Em atualização)

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora