Em 1888, 33 peritos, entre eles geólogos, cartógrafos, banqueiros, advogados, cientistas e lideres militares, fundaram a National Geographic Society para partilharem conhecimentos e iniciarem investigações. Nessa altura “começaram a investir em expedições gigantescas, que levaram fotógrafos, realizadores de cinema, escritores, cientistas, exploradores e curiosos aos sítios mais recônditos da Terra, hasteando as primeiras bandeiras na Antártida, nos Himalaias e nos maiores parques naturais norte-americanos”. 130 anos depois, a National Geographic reabre os álbuns de fotografia das primeiras expedições e publica imagens nunca antes vistas dessas aventuras.

Recorde nesta fotogaleria algumas das grandes expedições da National Geographic.

10 fotos

“Um Século e Tanto: 130 Anos de National Geographic” é o nome da exposição que em nove secções dá a conhecer momentos emblemáticos como os primeiros passos do Homem no gelo e a forma como sobreviveu entre vulcões, a primeira fotografia de natureza publicada na revista National Geographic, o toque de Jane Goodall a um chimpanzé recém-nascido ou a descoberta de Machu Picchu. São mais de 150 as imagens que vão cobrir as paredes do espaço, numa coleção que também inclui 200 capas de edições nacionais e internacionais da revista. Esta viagem à volta do mundo integra ainda uma seleção de objetos históricos vindos do National Geographic Museum, em Washington D.C.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Testemunhe a evolução do mundo e da exploração através das imagens e contributo da National Geographic e descubra os seus novos focos de atuação. Da galáxia ao fundo do oceano, da descoberta de novas espécies ao contributo para mitigar o impacto ambiental do plástico, vamos Mais Além”, salienta a instituição.

A exposição irá debruçar-se sobre o passado e o presente da exploração e investigação nacionais, mostrando fotografias, ilustrações, mapas e objetos das coleções da Sociedade de Geografia de Lisboa, do Museu de Marinha e do Museu Nacional de História Natural e da Ciência – Universidade de Lisboa.

“Um Século e Tanto: 130 Anos Nation Geographic” poderá ser visitada de 18 de outubro a 19 de julho de 2020, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. A organização disponibiliza um bilhete conjunto que permite também a visita à exposição ‘Sharks’, patente na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva/ Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. O preço dos bilhetes começam nos 9€.

Tubarões captados por Brian Skerry chegam ao Porto