O local escolhido foi Los Angeles, provavelmente por uma questão de oportunidade: quer Eddie Vedder quer os Red Hot Chili Peppers — que começaram precisamente em Los Angeles — tinham atuações agendadas no passado domingo na cidade. A ocasião que juntava o vocalista dos Pearl Jam ao grupo de Flea era um evento solidário, que acontece todos os anos no Conservatório de Música de Silverlake, localizado no número 4652 de Hollywood Boulevard.

Com uma história que o liga diretamente ao baixista dos Red Hot Chili Peppers — Flea foi um dos fundadores da escola de música, que não tem fins lucrativos, aponta a revista Rolling Stone —, o Conservatório local seria palco de um momento inesperado: Eddie Vedder e os Red Hot Chili Peppers juntaram-se em palco para um encore colaborativo em que se ouviram versões de “Purple Rain”, de Prince, e “All Along the Watchtower”, escrita por Bob Dylan e também por ele gravada, mas tornada célebre por Jimi Hendrix. A gravação que parece ter inspirado esta versão, dado o tom rock da mesma, é mesmo a de Hendrix, da qual esta cover se aproxima mais.

As versões podem ser ouvidas no vídeo abaixo, a partir dos 45 minutos — antes, é possível assistir às atuações individuais da banda californiana (até aos 25 minutos, sensivelmente) e de Eddie Vedder (dos 25:33 aos 45:13).

Além dos Red Hot Chili Peppers e de Eddie Vedder, estavam também em palcos alunos do Conservatório, que segundo a Rolling Stone terá tido Flea entre os fundadores e beneméritos após uma série de cortes no financiamento das escolas públicas de música da cidade.

No evento que acontece anualmente, além de momentos musicais há também um jantar e um leilão destinado a angariação de fundos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR