O Governo do Reino Unido fez saber que vai banir mais cedo do que o previsto a comercialização de veículos com motor de combustão, sejam eles a gasolina, gasóleo ou soluções híbridas. Prevista até aqui para 2040, esta proibição avançará agora cinco anos, fixando-se em 2035, tudo para que em 2050 as emissões totais do país atinjam o nível zero, em matéria de carbono.

A decisão do Executivo de Boris Johnson foi anunciada durante a COP26, a cimeira com preocupações ambientais organizada em Glasgow. Liderada pela ONU, a organização usufrui do contributo de Sir David Attenborough, muito popular desde os tempos em que apresentava programas sobre a vida animal na BBC.

Para os responsáveis britânicos, o objectivo é evitar o arrastar da actual situação. “Quanto mais tempo esperarmos, pior vai ser a situação”, defendem. Para o primeiro-ministro Johnson, antes de 2035 já existirão inúmeras soluções eléctricas e por preços competitivos, sejam elas a bateria ou a fuel cell de hidrogénio, pelo que não faltarão alternativas aos motores de combustão e híbridos. Boris Johnson, acrescentou ainda que, se a dado momento se aperceberem que estão em condições de antecipar a meta de 2035, não perderão a oportunidade de voltar a antecipar a descarbonização dos transportes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR