O tenista português Pedro Sousa apurou-se esta terça-feira para os oitavos de final do torneio ATP de Buenos Aires, ao vencer o argentino Facundo Diaz Acosta, em três sets, em uma hora e 51 minutos.

Sousa, 145.º colocado no ranking mundial, beneficiou da desistência do chileno Christian Garín para entrar no quadro principal como “lucky loser”, depois de “cair” na última ronda do “qualifying”, e derrotar o anfitrião convidado do torneio argentino.

Diaz Acosta superiorizou-se no primeiro set, ao quebrar por duas vezes consecutivas o serviço do português, em resposta ao “break” inicial, que o embalou para se colocar a vencer por 6-4. No segundo parcial, Sousa foi mais consistente e anulou por duas ocasiões o serviço adversário, umas das quais para fazer o 6-2, fechado de seguido o terceiro e último set com um 6-3, mas apenas com um “break” decisivo já perto do final.

Nos oitavos de final, o eslovaco Josef Kovalik, número 129 da hierarquia, é o adversário de Pedro Sousa. Ainda esta terça-feira, o compatriota João Domingues, também como “lucky loser”, vai tentar um lugar nos “oitavos”, diante do espanhol Pedro Martinez.