Pelo menos sete pessoas morreram neste domingo e outras cinco ficaram feridas no leste da Turquia devido a um sismo com epicentro no Irão, informou o ministro do Interior turco, Süleyman Soylu.

“Morreram sete cidadãos, quatro adultos e três menores, enquanto outros cinco foram transportados para hospitais”, afirmou Soylu numa conferência de imprensa divulgada pelo próprio ministério turco nas redes sociais.

O ministro indicou que o sismo, que foi registado às 05h53 em Lisboa, atingiu a magnitude de 5,7 e foi sentido em várias aldeias no município de Baskale, na província de Van, fronteiriço com o Irão.

Várias equipas do serviço de emergência turco AFAD deslocaram-se para os locais mais afetados e o ministro indicou que a Turquia está disposta a colaborar com o Irão no resgate de pessoas no outro lado da fronteira, caso receba um pedido nesse sentido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Autoridades locais de Baskale indicaram à agência turca Anadolu que o município tem 80 casas e 700 habitantes, mas que segundo as informações disponíveis até ao momento não havia pessoas presas nos escombros.

No Irão, o sismo atingiu a localidade de Qotur, na província de Azerbaijão Ocidental, segundo o governador desta região, Mohamad Mahdi Shahriarí, que não deu um balanço exato de feridos.

O governador explicou à agência oficial IRNA que algumas casas desta localidade ficaram parcial ou completamente destruídas. As operações de resgate e socorro estão em curso na área atingida pela catástrofe.

O sismo, que foi seguido de pelo menos sete réplicas e foi sentido nas cidades próximas de Tabriz e Urumía, ocorreu a uma profundidade de seis quilómetros.

O Irão tem uma forte atividade sísmica porque está situado no limite de várias placas tectónicas e é atravessado por várias falhas.

O último sismo devastador, de magnitude 7,3, ocorreu em novembro de 2017 na província de Kermanshah, tendo provocado 620 mortos e mais de 12.000 feridos.

Na Turquia, o mais recente sismo com maior magnitude, de 6,8, provocou 35 mortos e mais de um milhar de feridos em 24 de janeiro passado.