A necessidade de cumprir os limites impostos por Bruxelas, no que respeita à média de emissões de dióxido de carbono (CO2), tem levado os construtores a concentrar as vendas de veículos eléctricos no mercado europeu. Com uma reduzida capacidade de produção – não pelo veículo, que é um X3 com a mesma plataforma das outras versões com motor de combustão, mas pelo facto de ser apenas fabricado na China e destinado prioritariamente para o mercado local –, a BMW teve de fazer escolhas difíceis e optou por tentar evitar multas… na Europa.

Este iX3 vai estrear, segundo a BMW, a 5ª geração dos motores eléctricos da marca, que os alemães afirmam garantir mais autonomia por conseguirem reduzir os consumos. Ainda assim, a BMW afirmou que o SUV vai montar uma bateria de 74 kWh – similar ao ID.3 da VW e ao Tesla Model Y –, que anuncia uma autonomia de 440 km em WLTP. Isto confere ao modelo alemão um consumo a rondar 17 kWh/100 km.

As baterias são prismáticas e fabricadas aparentemente por um fornecedor de acumuladores que a BMW não divulga, afirmando apenas que são produzidas de acordo com a química que a BMW desenvolveu no seu Competence Center for e-drive. Segundo informações divulgadas pela marca de Munique, a solução química mais recente dos alemães é a NMC 811, bastante usual nos dias que correm, com cátodos compostos por 80% de níquel, 10% de manganês e 10% de cobalto.

Para os condutores americanos, a não introdução do iX3 no seu mercado é a segunda má notícia em poucos meses, pois antes de a BMW ter anunciado a não comercialização do SUV eléctrico nos EUA de forma a favorecer o mercado europeu, a Mercedes tinha procedido da mesma forma com o EQC. E pelos mesmos motivos, pois também ela necessita de todos os veículos eléctricos que consiga vender para reduzir o CO2 médio da gama.

O iX3 será em breve fabricado na China, através da joint venture BMW Brilliance Automotive, em Shenyang, de onde será exportado para todos os mercados. As entregas no Velho Continente vão arrancar mais lá para o final do ano, com a marca a estimar um preço em torno dos 70.000€.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR