Em termos de estilo e aerodinâmica, o Lincoln Sedan Delivery Deco Liner e a Harley-Davidson Sportster Deco Scoot são interpretações mais modernas dos automóveis e motos dos anos 30 e 40, mas concebidas como se tratassem de um ovo da Fabergé sobre rodas. A dupla carro/moto foi vendida num leilão da Bonhams ao museu Louwman, na Holanda (hoje Países Baixos), assumindo-se como dos veículos mais belos ali expostos.

A denominação dos modelos é complexa, mas revela a origem, com o Lincoln Sedan Delivery Deco Liner e a Harley-Davidson Sportster Deco Scoot a estarem decorados como se um fosse a continuação do outro. Aliás, a Harley – que é perfeitamente funcional e pode ser utilizada como qualquer outro modelo da marca – passa a fazer parte da carrinha, uma vez lá dentro.

Este é o Lincoln Zephyr de 1939, que serviu de inspiração ao belo Lincoln Sedan Delivery Deco Liner

Para construir o automóvel, que alegadamente é um Zephyr de 1939 produzido de raiz, foi utilizada a frente de um Chevrolet Blazer de 1995, de que apenas foi mantida a parte da frente. O motor original, um V6 a gasolina, cedeu o lugar a um mais musculado V8 da General Motors, enquanto a traseira foi concebida para receber a Harley, que acede ao interior através de uma rampa retráctil, sendo depois fixa ao automóvel de forma rígida, para incrementar a segurança em caso de acidente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A bela e esguia Harley-Davidson Sportster Deco Scoot tem como base uma Harley-Davidson Sporster de 1991, que foi modificada para se adaptar ao estilo e à função, ou seja, para caber dentro da carrinha.

O conjunto, hoje exposto no museu de Haia, foi adquirido em 2010 por 110.000€, sendo muito apreciado pelos visitantes. Porém, foi ainda mais valorizado quando realizou um tour através dos EUA com ambos os modelos, de duas e quatro rodas, país de onde são originários.