Pelo menos 64 pessoas foram encontradas mortas num contentor, transportado num camião na província de Tete, no interior oeste de Moçambique, segundo avança a agência Lusa.

O jornal O País detalha que as vítimas são de nacionalidade etíope. Fontes policiais moçambicanas adiantaram à agência Lusa que tentavam atravessar a fronteira do Maláui para Moçambique. Segundo autoridades de saúde citadas pelo jornal O País, presume-se que a causa de morte seja asfixia.

Os Serviços de Migração interpelaram, em Moatize, um camião contentor supostamente vindo da Etiópia. 64 cidadãos foram encontrados mortos e presume-se que a morte seja por asfixia. Mas ainda estamos a trabalhar no assunto”, explicou Carla Mosse, diretora provincial de saúde em Tete, citada pelo O País.

Os cadáveres foram encontrados durante uma operação de controlo de peso em Mussacama, no distrito de Moatize. Amélia Direito, do Serviço Nacional de Migração em Tete, disse ao mesmo jornal que o condutor do camião, natural da Beira, recusou parar o veículo —  que entrou ilegalmente em Moçambique. Mas alguns dos 14 sobreviventes começaram a bater no contentor e a gritar — o que chamou a atenção da polícia e a levou a forçar a abertura.

Estes 14 sobreviventes vão agora ser submetidos a testes de rastreio a Covid-19, avançou ainda Amélia Direito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR