Oliveira de Azeméis abre na próxima terça-feira um centro de testes à Covid-19 em que os utentes serão avaliados sem saírem do automóvel, revelou a autarquia local, situando a capacidade dessa estrutura em 150 testes por dia.

Segundo explicou à Lusa esse município do distrito de Aveiro, a estrutura foi instalada junto ao pavilhão desportivo da Escola Secundária Soares Basto, onde já está montado o hospital de campanha local, e funcionará em formato “drive thru”, isto é, permitindo que os utentes acedam de carro ao rastreio, sem terem que sair do veículo para ser analisados.

Esta é mais uma resposta importante para a luta contra a pandemia no nosso concelho. A abertura da estrutura permitirá alargar a oferta da realização de testes aos cidadãos da área de atuação do Agrupamento de Centro de Saúde Entre Douro e Vouga II – Aveiro Norte, sejam utentes de lares ou outros”, afirma Joaquim Jorge Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

Nesse concelho de 163 quilómetros quadrados e cerca de 70 mil habitantes, a autarquia registava na quarta-feira à noite 171 casos de infeção confirmada pelo vírus SARS-CoV-2, enquanto a Direção-Geral da Saúde se ficava ainda pelos 147.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O autarca socialista diz-se, por isso, apostado em continuar “a procurar soluções que permitam apoiar os oliveirenses e fazer com que o impacto da Covid-19 em populações de risco seja o menor possível”.

O novo centro de testes funcionará com recursos humanos e técnicos dos laboratórios Synlab e estará operacional de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, mediante marcação prévia por utentes na posse da devida prescrição médica, emitida pelo Serviço Nacional de Saúde.

Quanto ao resultado dos exames a realizar diariamente, a Câmara Municipal indica que os diagnósticos “serão conhecidos em 24 horas”.

O novo coronavírus responsável pela presente pandemia de Covid-19 foi detetado na China em dezembro de 2019 e já infetou mais 2,6 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais mais de 181.000 morreram. Ainda nesse universo de doentes, mais de 593.500 foram já dados como recuperados.

Em Portugal, onde os primeiros casos confirmados se registaram a 2 de março, o último balanço da DGS indicava 785 óbitos entre 21.982 infeções confirmadas. Entre esses doentes, 1.146 estão internados em hospitais, 1.143 já recuperaram e os restantes convalescem em casa ou noutras instituições.

Desde 19 de março, todo o país está em estado de emergência, o que vigora pelo menos até às 23h59 do próximo dia 2 de maio.