Os distritos de Beja e Faro estão esta quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de período de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e acompanhados de trovoadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o distrito de Faro vai estar sob aviso amarelo até às 12h desta quinta-feira e o de Beja até às 15h.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta quinta-feira nas regiões do norte e centro do continente céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado de norte para sul a partir da manhã.

Está previsto um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior entre o meio da manhã e o meio da tarde e possibilidade de ocorrência de períodos fraca ou aguaceiros fracos até início da manhã.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante oeste, rodando para noroeste moderado a partir do meio da manhã, e soprando por vezes forte na faixa costeira a norte do Cabo Mondego e nas terras altas, enfraquecendo no final do dia.

Está ainda prevista uma pequena descida da temperatura mínima a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, nomeadamente no litoral, e uma pequena descida da temperatura máxima no nordeste transmontano.

Para a região sul, prevê-se céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do meio da tarde e períodos de chuva ou aguaceiros até meio da tarde, que poderão ser localmente fortes e acompanhados de trovoadas.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, podendo por vezes ser forte no sotavento algarvio durante a tarde, e de noroeste no litoral oeste e nas terras altas durante a tarde.

O IPMA prevê ainda uma pequena subida da temperatura mínima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 11 graus Celsius (em Bragança e na Guarda) e os 19 (em Faro) e as máximas entre os 20 (na Guarda) e os 27 (em Santarém).