Tem apenas 18 anos mas passou metade da vida ao serviço do Sporting, depois de ter começado no Fabril do Barreiro, de onde é natural. Esta noite, em Guimarães, fez história: numa época onde chegou a fazer dois jogos pelos juniores mas fixou-se na equipa Sub-23, Eduardo Quaresma mereceu uma oportunidade de Rúben Amorim para fazer a estreia pelo conjunto principal, tornando-se o mais novo central a estrear-se pelos leões na Primeira Liga – ou, recuando o filme ao século passado, o segundo, na medida em que Santamaria, lançado por Mirko Jozic em 1998/99, foi lateral em dois jogos pelos seniores mas fez toda a formação no eixo central dos leões.

Amorim percebeu o mais simples: não é preciso um lifting quando se tem estas caras novas (a crónica do V. Guimarães-Sporting)

História à parte, Quaresma, um dos estreantes do conjunto verde e branco no Minho a par de Matheus Nunes, foi um dos melhores do Sporting no empate a dois frente ao V. Guimarães e liderou as estatísticas em vários parâmetros de jogo, acabando como o jogador com mais ações com bola (92), mais passes (oito) e mais interceções (quatro), a que juntou ainda três cortes, um passe para uma jogada de perigo e sete recuperações de bola. Uma estreia de luxo do jovem que tem Mathieu como principal referência (e contou com o francês e com Coates na linha de três desenhada por Amorim diante dos vimaranenses) e que é primo de Zico, velha glória da seleção brasileira e do Flamengo que tem dupla nacionalidade e que já se mostrou adepto do Sporting em Portugal. “Uma rádio brasileira dava os jogos de Portugal, às 11h da manhã, 15h em Portugal. Ao domingo o meu pai fazia um bacalhau na grelha, no fogareiro. Eu era pequenino, ele colocava-me num banquinho e eu ficava ali a ouvir o relato, enquanto ele fazia o bacalhau”, recordou o antigo camisola 10 em entrevista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É verdade que tenho família portuguesa mas não tinha conhecimento dessa ligação com o menino. Tomara que o tenha muito sucesso, que consiga o seu espaço no clube, que consiga realizar os seus sonhos. Desejo muito sinceramente que o Eduardo dê muitas glórias ao Sporting, com sucesso na carreira. Isso é que é importante, tal como, independentemente dos apelidos, que continue a trabalhar. Importante é que continue a dedicar-se e a lutar pelo espaço dele, que jogue o futebol que sabe. Isso é que é importante”, comentou Zico ao jornal A Bola.

“Foi um jogo bom, um pouco estranho porque se partiu cedo. O Sporting chegou cedo à vantagem, sem merecer, mas isso ajudou-nos a cimentar o nosso jogo. Depois sofremos um golo, que acontece quando queremos arriscar na construção. Voltamos a marcar na segunda parte e acontece o empate. Tentámos manter a nossa identidade mas não deu. Com os jogos vamos melhorando”, comentou no final do encontro Rúben Amorim, em conferência de imprensa, antes de abordar as estreias de Edu, como também é conhecido, e Matheus Nunes. “Estiveram muito bem. É um jogo difícil para entrarem, por serem as estreias. O Matheus sofreu um pouco mais, também porque jogava contra três jogadores no meio e é preciso estaleca. Já o Quaresma esteve mais tranquilo, fez um excelente jogo. Estou contente com todos”, acrescentou o técnico leonino após o empate.

Com a estreia de Quaresma e Matheus Nunes, o Sporting passa a ter um total de 33 jogadores utilizados esta época, estando ainda na calha outros jovens que têm vindo a trabalhar com a equipa principal desde o regresso aos treinos após a pandemia, casos de Joelson Fernandes, Tiago Tomás, Nuno Mendes e Gonçalo Inácio.

Mas se foi notícia pela estreia em Guimarães, é bem possível que, a breve prazo, Eduardo Quaresma seja notícia por outras razões: depois de um período de estagnação nas negociações, o jovem central está muito perto de prolongar o contrato até 2025 (mais três anos do que o atual vínculo), subindo o ordenado anual de 17 mil euros para cerca de 12o mil euros, aumentando também a cláusula de rescisão para 45 milhões de euros, segundo a imprensa desportiva. Deverá também haver outras cláusulas por objetivos, à semelhança do que acontece entre todos os jogadores jovens. O mesmo deverá acontecer com outros elementos que fazem parte do “Grupo de Elite” que tinha sido identificado na temporada passada como os principais valores a chegar à equipa principal.