O Município de Leiria anunciou esta terça-feira que foram aprovadas as obras de requalificação na Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, no centro da cidade, um investimento total de 1,8 milhões de euros.

As aprovações do projeto de execução e da abertura do concurso público para a sua realização tiveram luz verde na segunda-feira, numa reunião extraordinária do executivo, anunciou a autarquia.

A intervenção prevê, a curto prazo, o reordenamento do trânsito com a eliminação de uma via nas Ruas Capitão Mouzinho de Albuquerque e de São Francisco, e alargamento de passeios e remoção de barreiras arquitetónicas, com vista a uma circulação pedonal com maior segurança e conforto, revela uma nota de imprensa.

Estão ainda previstas obras ao nível das infraestruturas enterradas, a colocação de mobiliário urbano e a melhoria da rede de iluminação pública, bem como o melhoramento de todo o espaço público, com o objetivo de promover a reabilitação dos edifícios existentes nas ruas e forçar a dinâmica do comércio e serviços, refere a mesma nota.

A obra insere-se na intervenção que foi candidatada a um cofinanciamento ao abrigo do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, cuja comparticipação, a ser aprovada, será de 85%.

Esta é uma das quatro áreas que compõem a intervenção global anunciada para o eixo urbano comercial e envolvente da Avenida Heróis de Angola.

O Município liderado por Gonçalo Lopes já anunciou que pretende criar nesta zona a Avenida Cultura Urbana, com alargamento de passeios, instalação de floreiras e arte urbana, numa medida de segurança face à pandemia da Covid-19 e que tem ainda como objetivo tornar a zona mais apelativa, com forte impacto na dinamização comercial e na qualidade de vida dos moradores e utilizadores.