O Mercado Municipal de Cantanhede reabriu no sábado após a conclusão das obras de requalificação de cerca de 200 mil euros no espaço, anunciou esta segunda-feira a autarquia do distrito de Coimbra.

A obra “contemplou a colocação de uma cobertura no átrio que assegura a proteção dos utentes relativamente às intempéries e também à exposição solar, tornando o mercado um espaço mais convidativo”, afirmou a Câmara de Cantanhede, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A intervenção contou também com a pintura da fachada principal, reformulação da drenagem de águas pluviais no perímetro do pátio interior, a abertura de um vão com escada para ligar o mercado ao pavilhão do peixe e a remodelação das instalações sanitárias, salientou o município.

Para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, “foi executada uma rampa exterior”, acrescentou.

O mercado conta com uma área de 2.504 metros quadrados, possuindo um total de 16 lojas, referiu a autarquia.

O nosso grande objetivo foi revitalizar o mercado, não só para os comerciantes que aqui se encontram, que foram uns autênticos resistentes, mas também para outros que hão de vir ocupar as lojas ainda devolutas, de modo a reforçar a sua atratividade e aumentar a afluência de consumidores”, afirmou a presidente da Câmara, Helena Teodósio, citada na nota de imprensa.

De acordo com a autarca, o município pretende potenciar aquele espaço, nomeadamente com a realização de “eventos com alguma regularidade”.

Piscinas municipais de Cantanhede reabrem no início de setembro

As piscinas municipais de Cantanhede, no distrito de Coimbra, encerradas desde março devido à pandemia da Covid-19, reabrem no dia 1 de setembro para atividades desportivas, informou esta segunda-feira aquela autarquia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Todos sabemos a vontade que existe nos habituais utilizadores das piscinas em voltar à prática desportiva, mas temos de ter cuidados acrescidos, porque a pandemia obriga-nos a isso”, afirma Adérito Machado, vereador do Desporto da autarquia, citado num comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo o autarca, o município preparou “tudo para que a retoma seja efetuada dentro de todas as regras” e pede “aos utilizadores que saibam respeitar os regulamentos para o bem de todos”.

De acordo com o comunicado, a Câmara vai tomar medidas adicionais para assegurar a minimização da transmissão do novo coronavírus, pelo que foi desenvolvido um Manual de Procedimentos de Proteção Covid-19, que se sobrepõe aos regulamentos de funcionamento específicos das Piscinas Municipais de Cantanhede.

A retoma a 1 de setembro será efetuada através de um levantamento das restrições de utilização dos espaços desportivos, em função da evolução epidemiológica, da legislação em vigor e das orientações definidas pela Direção-Geral da Saúde”, lê-se no documento.

Apesar da reabertura do equipamento, a zona de bar, bancada e serviços de sauna e hidromassagem vão manter-se encerrados. O horário de funcionamento será reajustado e está prevista a redução do número de turmas, de alunos por turma e de utilizadores.