A Scuderia Cameron Glickenhaus (SCG) vive da paixão do seu fundador e proprietário de carros de competição, cuja total devoção por corridas de automóveis é conhecida. O seu mais recente veículo é o 004S, a versão de estrada do modelo de competição que se vai estrear na próxima edição das 24 Horas de Nürburgring, em Setembro.

O SCG 004S está a passar pelas últimas fases de testes antes de começar a ser entregue aos clientes, com um dos protótipos já construídos a avançar em breve para os necessários crash-tests, para confirmar a capacidade de proporcionar o desejado nível de protecção aos ocupantes em caso de acidente grave.

A carroçaria assume formas com contornos suaves e elegantes, com o habitáculo chegado à frente para deixar espaço na posição central para o motor, um imponente 5.0 V8 soprado por um compressor volumétrico, solução muito americana para incrementar a potência e força do motor. Mas este tipo de compressor, denominado supercharger, tem duas vantagens muito importantes para quem gosta de se divertir ao volante: ausência de tempo de resposta ao acelerador e manutenção da sonoridade do motor, uma vez que o sistema de escape não é interrompido por um turbocompressor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O motor está acoplado a uma caixa manual de seis velocidades fabricada pela Graziano e fornece 692 cv, um valor muito respeitável especialmente se tivermos em conta que o peso é de apenas 1179 kg, ou seja, similar ao de um pequeno Renault Clio.

De acordo com a SCG, o 004S é capaz de gerar uma downforce de 600 kg a 300 km/h, pelo que é de esperar velocidades de passagem em curva impressionantes para um carro de estrada.

Para incrementar a versatilidade, o 004S tem um habitáculo onde cabem três adultos, com o condutor ao centro. As primeiras unidades começam a ser produzidas em Outubro, com cada uma a exigir em troca 460.000 dólares, cerca de 390.000€.