Aparentemente, nasceu sobre uma mesa de cozinha, mas isso não impede a Rolloe de se assumir como uma das mais recentes e curiosas invenções a bem do ambiente. Não se trata de uma bicicleta, mas sim de um novo tipo de roda, que se pode aplicar em qualquer bicicleta, que limpa o ar de impurezas enquanto o ciclista se desloca.

Rolloe, termo que deriva de Roll Off Emissions, é essencialmente uma turbina que puxa o ar que existe na atmosfera, obrigando-o a passar através de uns filtros destinados a capturar as partículas de poluição e até de dióxido de carbono que, não sendo um poluente, contribui para o efeito estufa e o aquecimento global.

A designer Kristen Tapping é a criadora da Rolloe, uma jante para bicicleta com três braços que pesa apenas 1050g, nada que altere de forma evidente o peso de um veículo de duas rodas. Devido à rotação da roda, a turbina instalada na roda da frente aspira o ar ambiente e fá-lo passar por três tipos de filtros: um tipo de esponja “Loofa” para partículas de maiores dimensões, um filtro HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance) para PM2.5, partículas e um filtro de carvão activo para partículas entre 10 e 2,5 mícrons (PM10-2,5).

De acordo com Tapping, se apenas 10% das bicicletas que circulam todos os dias em Londres usassem a Rolloe, poderiam filtrar o ar de uma área equivalente a 20 vezes a dimensão de Trafalgar Square. Além de clientes particulares, a Rolloe tem como potenciais destinatários as bicicletas de aluguer, ou de bike-sharing, porque tradicionalmente circulam nos centros das grandes cidades, exactamente nas zonas mais poluídas. Os filtros são laváveis e a roda da bicicleta necessitará de uma manutenção de rotina a cada 250 km.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR