Quarenta alunos de duas turmas do Agrupamento de Escolas de Mogadouro (AEM) foram colocados em isolamento profilático após a deteção de quatro infeções por Covid-19 em dois alunos e dois professores, disse esta segunda-feira à Lusa o presidente da câmara.

Hoje foi feita uma avaliação da situação epidemiológica no AEM e foi anunciada a existência de dois alunos que testaram positivo para a covid-19, para além de dois professores que também testarem positivo para a Covid-19″.

O presidente da Câmara de Mogadouro, no distrito de Bragança, adiantou que os 40 alunos, de duas turmas do 1.º e 2.º ciclo, estão em isolamento desde sábado.

O autarca de Mogadouro, que é também o responsável pela Comissão Distrital de Bragança da Proteção Civil, afirmou que “a situação está controlada, não havendo motivos para alarme social”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Da avaliação que decorreu ao longo da manhã de hoje e que juntou a Saúde Pública, Proteção Civil Municipal, AEM, Centro de Saúde e outros agentes locais, foi indicado que “no final da semana, pelo menos 40 alunos vão fazer o teste de despistagem para o novo coronavírus”.

Segundo o responsável pela Proteção Civil Municipal, no concelho de Mogadouro há 18 casos ativos de Covid-19.

Estamos atentos ao evoluir da situação epidemiológica no concelho para que não seja disseminada na comunidade”.

Francisco Guimarães alertou para que a população do concelho siga “à risca” as indicações da autorizares de saúde, forças policiais e proteção civil, principalmente pais e encarregados de educação com filhos no AEM.

Pelo concelho de Mogadouro, está a circular um carro com altifalantes a alertar as pessoas para o uso de máscaras, distanciamento social e para seguirem as regras emanadas pela Direção Geral da Saúde (DGS).

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de um milhão e setenta e quatro mil mortos e mais de 37,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.080 pessoas dos 86.664 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.