O presidente do PS Açores, Vasco Cordeiro, destacou esta quarta-feira o papel dos agricultores durante o período de confinamento na pandemia de Covid-19, lembrando que estes nunca pararam e foram importantes na “resiliência da região”.

Após uma reunião com a Associação Agrícola de São Miguel, o candidato às regionais deste mês quis sinalizar “aquele que tem sido”, na pandemia e, em concreto, no confinamento, “um trabalho de todos os agricultores açorianos”.

“Num momento particularmente exigente, desafiante”, estes profissionais nunca pararam e foram uma “peça fundamental da resiliência da região”, acrescentou o socialista, chefe do Governo dos Açores desde 2012 e candidato a um novo mandato.

No campo da agricultura, Vasco Cordeiro chamou ainda a atenção para a baixa nos preços pagos pela indústria aos produtores de leite, o que o PS define como uma “situação que não é positiva”, ao mesmo tempo que reiterou a defesa em Bruxelas da manutenção de verbas do POSEI – apoio comunitário para a agricultura destinado às nove Regiões Ultraperiféricas da União Europeia – no próximo quadro comunitário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Antes, o líder dos socialistas açorianos havia visitado o Posto de Saúde dos Arrifes, no concelho de Ponta Delgada, sublinhando o que diz ser o “caminho muito significativo” que tem sido feito nesta matéria.

O número de consultas, desde 2012, teve um “aumentos de 55%”, e o número de cirurgias cresceu “mais de 80%”, referiu o candidato do PS.

Tudo isto é importante, mas como tenho dito, isto não diz nada a quem ainda está à espera de uma cirurgia ou de uma consulta. É aí que também temos de chegar, são esses casos que também temos de resolver”, acrescentou ainda.

As próximas eleições para o parlamento açoriano decorrem a 25 de outubro.