O WhatsApp tem uma funcionalidade que permite libertar memória do telemóvel. Esta ferramenta vai permitir saber com detalhe o espaço que os elementos de cada conversa (Gifs, fotografias, documentos, mensagens de voz) ocupam, sendo possível eliminá-los diretamente, sem necessidade de os procurar individualmente, como explica o El Mundo.

Para descarregar o WhatsApp, é apenas necessário cerca de 100 megabytes, mas, ao longo do tempo, app vai ocupando cada vez mais espaço na memória do telemóvel. Gifs, stickers, documentos, vídeos — tudo isto junto faz diminuir o espaço disponível, ainda que o WhatsApp costume comprimir os dados enviados e recebidos.

Segundo a publicação espanhola, esta ferramenta vai servir como um update a uma anterior, que permitia saber com mais detalhe quais eram as conversas que ocupavam uma maior porção da memória do telemóvel. Agora, os utilizadores ficam com a informação dos elementos individualizada e podem eliminar o que desejarem de cada conversa, só com uma simples ação.

Para aceder à funcionalidade, basta ir às definições da aplicação, selecionar depois a opção dados e armazenamento e dentro dela a opção utilização de armazenamento. A partir daí, é possível saber o espaço que cada conversa ocupa. Depois, pode entrar em cada conversa e perceber o espaço que estão a ocupar as mensagens, as fotografias, os Gifs, as mensagens de voz, entre outros. Depois, deverá clicar em “Gerir” e aí poderá selecionar as categorias que ocupem mais espaço e que quiser apagar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta função permite ser útil para todos aqueles que têm um smartphone com pouca memória e, frequentemente, recebem um aviso a notificar que o armazenamento está praticamente todo ocupado. Se não quiser apagar todos os elementos destas categorias de uma só vez (os vídeos, por exemplo), pode optar por apagar apenas alguns, mas não através desta funcionalidade.

Para eliminar apenas alguns itens, deverá entrar na conversa em questão, que pode ser de grupo ou pessoal, clicar no nome da pessoa ou grupo e entrar na categoria “Ficheiros e ligações”. Aí, poderá selecionar individualmente os vídeos, fotos e Gifs que quiser apagar.

Segundo o El Mundo, a funcionalidade ainda não está disponível em todos os telemóveis, mas espera-se que em breve todos os telemóveis a detenham.