O arquipélago da Madeira está esta segunda-feira sob aviso laranja devido à previsão de vento forte e agitação marítima por causa da depressão Clement, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso laranja para vento forte com rajadas que podem chegar aos 120 quilómetros por hora vai estar em vigor até às 15h00 de esta segunda-feira passando depois a amarelo até às 15h00 de terça-feira.

Quanto à agitação marítima, estão previstas ondas de sudoeste com cinco a seis metros, podendo atingir 10 metros de altura máxima, estando o aviso laranja em vigor até às 15h00 desta segunda-feira passando depois a aviso amarelo.

O IPMA colocou também o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, podendo ser acompanhados por trovoada até às 00h00 de terça-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

De acordo com o IPMA, a depressão Clement formou-se durante o dia sexta-feira a noroeste da Península Ibérica e os seus efeitos serão sentidos “essencialmente” no arquipélago da Madeira.

O IPMA indica que os efeitos da tempestade vão prolongar-se até quarta-feira.

O Instituto colocou também o distrito de Faro no continente sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, até às 12h00 desta segunda-feira e de agitação marítima, prevendo-se ondas de sueste com 2 a 2,5 metros até às 00h00 de terça-feira.