Resgatar os mais novos do aparato tecnológico em que estão, muitas vezes, imersos não é tarefa fácil. Ainda assim, a Your Business, empresa portuguesa dedicada a desenvolver programas de apoio ao empreendedorismo, desenhou um jogo de tabuleiro, o Your Business City que aguça o instinto empreendedor de crianças e adolescentes e ainda tem pretensões de reunir a família à volta de uma mesa.

“Não há dúvidas de que o confinamento veio tirar muitas ideias da gaveta e sempre tive este sonho, de criar um produto que incentivasse os nossos futuros empreendedores, que os deixasse com esse bichinho. Ao mesmo tempo, sem saírem de casa, as crianças e os jovens refugiaram-se na tecnologia, às vezes, o dia inteiro. É a altura de lançar um jogo de tabuleiro”, explica Sara do Ó, fundadora e CEO do Grupo Your.

© Divulgação

Da ideia à implementação do negócio. Tal como na vida real, o jogo conduz os participantes pelo processo de criação do primeiro negócio. “Vem sensibilizar as crianças para olharem à sua volta e perceberem que os negócios surgem de necessidades da sociedade e de que foram podem fazer a diferença e acrescentar valor. Ao criarem a própria marca, têm de contactar com impostos, com a necessidade de serem diferenciadores, têm de escolher a cor, o espaço, chegar ao melhor preço para o produto que vão vender e perceber como vão sustentar o negócio”, resume.

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Com um tabuleiro, notas, cartas e planos de negócio, a dinâmica de jogo assemelha-se ao clássico Monopólio. Desenvolvido em parceria com a portuguesa Science4you, Your Business City está pensado para crianças a partir dos oito anos. “É um jogo para voltar a reunir a família e para juntar gerações. Não é fácil competir com estas máquinas cheias de luzes, mas acho que as crianças estão muito recetivas ao que se está a passar no mundo”, refere ainda.

No dia 11 de dezembro, o jogo ficará à venda nos quiosques da Science4you e nas lojas Fnac. A pré-venda já está a decorrer  online, com as primeiras entregas a seguirem já na próxima segunda-feira. Custa 24,50 euros, valor que pode ser encarado como um primeiro e proveitoso investimento, uma vez que a empresa pensa já em transpor o tabuleiro para a realidade e realizar, em 2021, um concurso para as melhores ideias dos mais pequenos.

Humor à prova e um concurso de televisão em casa

Quantos jogadores? No máximo, seis. Qual o objetivo? Construir uma carreira como humorista em Portugal. O jogo chama-se O Caminho do Humor e é uma invenção de Salvador Martinha, na tentativa de ocupar as longas tardes e serões de inverno em família, ou entre amigos, mas só se a pandemia deixar. O humor e a capacidade de improviso são postos à prova, tal como a cultura geral no que a esta arte diz respeito.

O Caminho do Humor, jogo de tabuleiro criado por Salvador Martinha © Divulgação

Os cartões podem trazer perguntas — das rábulas de Raul Solnado aos êxitos televisivos de Herman José — ou desafios, onde a resposta à mais banal pergunta tem de ser transformada numa divertida história de um minuto. Os aspirantes a humoristas podem ainda ter de criar novas piadas a partir de palavras chave sugeridas. Ao longo do jogo, o sucesso mede-se em seguidores, aplausos e audiências. O criador deixa um conselho a todos os participantes: a competição nem sempre é leal e há alguns percalços pelo caminho.

O Caminho do Humor foi concebido em parceria com a agência criativa WSA, que convida todos os participantes a partilhar os melhores momentos da experiência nas fedes sociais, e produzido pela italiana Clementoni. Está à venda na Fnac, El Corte Inglês, Auchan e Worten, entre outras superfícies. Custa 29,99 euros.

O jogo de tabuleiro do concurso de televisão Joker © Divulgação

O que também já chegou às lojas foi Joker, a versão em tabuleiro do concurso que entretém os telespectadores da RTP todas as noites. São 1.700 perguntas oficiais, saídas diretamente da televisão. O jogo pode assumir-se como prova individual, tal como o programa, ou como uma competição entre equipas, bem mais interessante de explorar em contexto familiar. No final, os 50.000 euros de prémio são fictícios, da mesma forma que o apresentador, Vasco Palmeirim, não faz parte do pacote. Custa 25,90 euros.