Foram nove os modelos escolhidos para este teste comparativo, que levou nove veículos eléctricos e outros tantos condutores a viajarem em conjunto para determinar o consumo e autonomia de alguns dos modelos mais populares do mercado, entre os mais pequenos e acessíveis.

A comparação foi realizada pelos italianos da Insideevs e supunha a determinação de quantos quilómetros cada modelo seria capaz de percorrer entre recargas, partindo com a bateria a 100%. A curiosidade prende-se com o facto de as medições terem sido efectuadas em condições reais de utilização, o que gera uma informação com maior interesse para o público.

Com preços que, na maioria dos casos, se situam acima dos 30.000€ em Portugal, valor que depois baixa consideravelmente com os incentivos, especialmente se forem destinados a empresas, os nove eléctricos conseguem consumos tão díspares quanto 13,6 e 22,0 kWh/100 km. Porém, a variação em matéria de autonomia é ainda maior, em parte porque montam packs com capacidade muito distinta. Daí que o carro que vai mais longe neste confronto atinja 290 km com uma carga completa, enquanto o de menor autonomia se fica pelos 109 km.

O comparativo transalpino reuniu o actual líder das vendas na Europa, o Renault Zoe, bem como dois dos seus principais concorrentes, o Peugeot e-208 e o Opel Corsa-e. A este trio juntaram-se os eléctricos da moda, respectivamente o Mini Cooper SE, o Mazda MX-30 e o Fiat 500e, com este último a provar que vale a pena recorrer a uma plataforma específica para eléctricos, quando se pretende a máxima eficiência.

O grupo de veículos incluía ainda três modelos mais pequenos, com cerca de 3,5 metros de comprimento, ou seja, o Honda e, o Smart Forfour EQ (de longe o mais barato) e o VW e-up!, que lamentavelmente não é comercializado entre nós.

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