Jovane Cabral foi o grande destaque do Sporting nos primeiros encontros em que Rúben Amorim orientou os leões com a pandemia pelo meio, num sistema tático que permitia ao avançado formado na Academia potenciar as suas principais qualidades como um falso ala esquerdo que jogava muito por dentro e fazia da meia distância uma das armas mais fortes. A época acabou, a pré-temporada manteve o cabo-verdiano como destaque mas as chegadas de Pedro Gonçalves e Nuno Santos (e as boas exibições) alteraram, e muito, o seu “estatuto” na equipa.

Antes desta meia-final da Taça da Liga, Jovane Cabral levava apenas 455 minutos entre Campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e qualificação para a Liga Europa em 11 jogos, sendo que foi apenas titular em pouco mais de metade (seis). Mesmo assim, marcara quatro golos, bem longe do registo de cinco golos em nove encontros com que terminou a temporada de 2019/20 com Rúben Amorim. Também por esses registos, e depois das sondagens feitas ainda no mercado de verão, o avançado era um dos jogadores que, mediante uma proposta suficientemente atrativa como a de Vietto já com a época a decorrer, poderia sair. Agora, essa possibilidade “mudou”. 

Sem mais opções atacantes de raiz perante a ausência de Sporar e a presença de Pedro Marques no último jogo da equipa B, no domingo (também por haver a crença em Alcochete que o esloveno poderia ser opção, o que acabou por não acontecer), Rúben Amorim lançou Jovane Cabral aos 77′ no lugar de Tiago Tomás, sempre preso na marcação sobretudo de Pepe, e tudo mudou, com o cabo-verdiano a ter uma noite de sonho em 17 minutos.

Tendo tocado apenas cinco vezes na bola e com um único passe registado até ao final do encontro, Jovane Cabral conseguiu empatar o encontro numa segunda bola recolhida à entrada da área descaído sobre a esquerda que acabou com um grande remate de meia distância ao ângulo inferior a fazer o empate (86′) e uma grande arrancada pela esquerda a acabar com novo tiro cruzado na área a dar a vitória (90+4′). Dos três remates enquadrados do Sporting, dois foram do avançado e deram outros tantos golos que decidiram o triunfo com o FC Porto.

“Mereces”, escreveu Bruno Fernandes numa storie do Instagram onde já tinha mostrado que estava a seguir em direto a meia-final da Taça da Liga. Da parte de Jovane Cabral, pelo menos na zona de entrevistas rápidas ou na conferência, nem uma palavra: numa decisão que abrangeu também Rúben Amorim, o Sporting optou por não se fazer representar em nenhum dos momentos a não ser por Frederico Varandas, presidente do clube.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR